Após a entrada do Starbucks na China, o consumo de café vem aumentando em grande escala. As taxas chegam aos 11% ao ano, enquanto a média global é de 2%, de acordo com a Organização Internacional do Café.
A China tem potencial para ser um dos maiores consumidores do mundo. Mesmo com o pequeno consumo dos chineses, que é de 3 xícaras por ano, enquanto os norte-americanos bebem 500, analistas do setor vêem um grande potencial no mercado.
"Se cada chinês consumir meia xícara por dia, controlaremos por inteiro o mercado global", afirmou Qian Jiaying, secretário assistente de comércio da Associação de Café de Pequim.
Impulsionados pelo aumento do consumo, alguns empresários locais decidiram investir no setor. Mas segundo eles, é necessário ficar alerta para o gosto dos consumidores: "Muitos ocidentais gostam de café puro, mas aqui as pessoas não estão acostumadas com o sabor amargo, então preferem consumir cappuccino ou latte".
Atualmente, o único empecilho para o consumo é o preço do grão, que vai de US$2,92 a US$4,38 por xícara, valor maior do que a maioria dos chineses pode pagar.
Fonte: Revista Adega
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