Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Maior Xícara com Café



Brejetuba é conhecido como a Capital Nacional do Café, está localizada a 147 km de Vitória-ES, Brejetuba produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. Rodeado pela exuberante Mata Atlântica, a cidade reúne condições propícias para turistas em busca de um local calmo e distante da correria do dia-a-dia.

O município de Brejetuba nasceu em 15 de dezembro de 1995, desmembrando-se de Afonso Claudio, com apenas 16 anos de existência Brejetuba desponta como uma cidade promissora, um povo humilde, trabalhador e muito hospitaleiro habita a cidade que tem em sua base de renda o cultivo do café arábica.

Com um grande potencial turístico ainda pouco explorado, Brejetuba possui varias cachoeiras, fauna e flora ricas em espécie, destacam-se como local de visitação para os turistas a Pedra Submarino, a Rampa da Pedra da Torre, a Cachoeira da Rampa e a Cachoeira do Bernardo.


Rampa da Pedra da Torre

Pedra Submarino - Brejaubinha.

Com mais de 508 propriedades produzindo café de qualidade, Brejetuba tem despontado no cenário estadual e nacional como referência no trabalho de qualidade em cafés arábicas especiais, recebendo grupos de produtores e compradores de todas as partes do Brasil e Exterior. O município conta hoje com 135 descascadores instalados e funcionando, sendo que 10 descascadores trabalham em regime comunitário, administrados por associações de produtores, projeto esse que é pioneiro no Brasil.

No município um total de 1.280 propriedades trabalha com o cultivo do café arábica, com uma área plantada de 16.000 hectares o café representa 90% da renda do município. Outro destaque na produção de café é a alta produtividade por hectare uma Média 25 sacas, enquanto que a média no ES é de 16 sacas.

Brejetuba é um município de topografia montanhosa, as plantações de café se estendem por vales e montanhas formando um imenso tapete verde. O relevo oscilando entre 600 á 1000 metros proporciona a formação de lindos vales e chapadas, montanhas, cachoeiras e cascatas, tudo isso rodeado pela mata atlântica que cobre cerca de 25% do seu território. Com um enorme potencial para prática de esportes de aventura como rapel, parapente, asa delta e outros o município tem atraído pessoas de varias partes do estado e do Brasil em busca de aventura.

Tomar um cafezinho cultivado, colhido e preparado em algumas das diversas propriedades que produzem o grão no município é uma experiência única, Brejetuba é o único lugar do estado do ES, onde o visitante pode aprender e conhecer tudo sobre o plantio, cultivo, colheita, preparado e sabor dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, só perde para a água.

A coagem do Maior Cafezinho do Mundo, que é realizada tradicionalmente todo dia 24 de maio, na data onde se comemora o dia nacional do café, fortalece ainda mais o vínculo de Brejetuba com essa bebida, na coagem do Maior Café do Mundo é utilizado um Coador Gigante que mede 2,20 metros de diâmetro por 2,70 metros altura e uma Xícara Gigante com capacidade para 8.260 litros, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro.



Brejetuba em 2008 construiu uma Xícara de café gigante com 2,3 m de diâmetro e 1,5 m de altura. A maior xícara de café já feita neste mundo tinha sido no Panamá em 2007 e tinha 2840 litros de café e Brejetuba resolveu quebrar a banca e fazer uma com 3500 litros, sendo que para isto foram necessários 300 quilos de pó de café, despejados em um imenso coador, a água quente foi despejada através de um caminhão pipa, e o café caiu na xícara, onde já estava preparado todo um sistema complexo de torneiras para servir gratuitamente aos visitantes. Apesar do exagero, o café de Brejetuba não foi para o Guines Book, o Livro dos Recordes, como o maio café do mundo. Na época, o Vietnã conseguiu superar o café de Brejetuba e preparou 3.6 mil litros.

Em 2010 Brejetuba repetiu e aumentou a dose de café. A xícara foi construída em chapa de inox nas dimensões de 20,3x15 m e capacidade para 4000 litros de café, e o pires com 34x2 m. 


Maior xícara de café do Mundo. 

Nei Dias preparando para iniciar a coagem do café. 

Rank Brasil cuidando da certificação (caminhão com a água do café) 

Coador confeccionado pelo alfaiate Nei Dias. 

Caminhão cedido pela Agrope. 

Coador da Maior Xícara de Café do Mundo 





FONTE

http://edwesley.blogspot.com.br/2010/05/maior-cafe-do-mundo_29.html

http://www.brejetuba.es.gov.br/historia.asp?id=8

sábado, 19 de junho de 2010

Copa 2010: Café esquenta a torcida na arquibancada

                                               Nkulyleko vendendo bebida Foto: Natalia da Luz
Natalia da Luz, JB Online


JOANESBURGO - Uma partida de futebol sempre pede um brinde. Uma das bebidas favoritas para celebrar com o esporte é a cerveja! Onde tem torcida reunida, há o copo acompanhando! A regra vale tanto para o Brasil quanto para a África do Sul, que diferentemente de nós vende a bebida durante as partidas de futebol! Na Copa das Confederações do ano passado (entre 14 e 28 de junho), a bebida gelada era uma das preferidas nos estádios sul-africanos. Mas hoje, durante a Copa do Mundo, há uma nova opção!

Agora, os torcedores têm café e chocolate quente para esquentar as tardes e noites do inverno sul-africano que, no ano da Copa, está bem mais rigoroso. A ideia foi da Fifa, que acrescentou outras opções, além da consagrada cerveja para deixar o torcedor mais confortável, especialmente em uma noite com previsão de marcar 0 grau!

Skhosana Nkulyleko é um dos muitos contratados especialmente para vender as doses das bebidas durante os jogos da Copa no Ellis Park, que vai abrigar sete jogos do Mundial! Apenas no primeiro tempo de Brasil x Coréia do Norte, só ele vendeu 160 copos de café e chocolate!

No jogo de abertura do Mundial (que nem estava frio), foram vendidos 2.513 copos de café e 958 de chocolate quente, disse a Fifa ao Jornal do Brasil. Em comparação à cerveja, houve uma grande desvantagem... Foram vendidas mais de 58 mil unidades no primeiro jogo.

Hoje, certamente é um dia diferente... A frente fria que chegou a Joanesburgo deve transformar o estádio do Ellis Park em um verdadeiro freezer! Haja animação e muita bebida quente para manter a torcida aquecida!

No galão (que estava nas costas do sul-africano), cabe o equivalente a 40 copos dos dois tipos de bebida. Logo, ele precisou recarregá-lo três vezes até o final do jogo. “Os torcedores gostaram da novidade. Acho que vai funcionar bem porque muita gente sente frio e quer beber algo quente!” Se no jogo das 16h, a novidade foi um sucesso, imagine no jogo das 20h30!? Provavelmente, os funcionários terão que terá que recarregar muitas vezes a sua gigantesca garrafa térmica!

Randy Chanyasso (da Costa Rica) levou dois copos para a arquibancada pagando 15 rands, cada (cerca de R$4). “Acho que a cerveja vai ficar para lugares mais fechados. Com o frio que deve fazer nas arquibancadas, a gente vai ficar mesmo no café e chocolate quente!”, contou ao JB o torcedor.

A Fifa ainda não tem número aproximado para a noite de hoje, mas credita que a procura pelos cafés e chocolates deve ser campeã dos jogos até hoje!

Petit Gateau de Café

Minha irmã mandou esta receita no meu Orkut ontem (18/06)... É perfeita.

Ingredientes
- 3 colheres (sopa) cheias de pó de café
- 1 xícara (chá) de água quente
- 200g de chocolate ao leite picadinho
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 4 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo

Preparo:
Prepare o café com 1 xícara de água. Com o café ainda quente, dissolva o chocolate e a manteiga. Junte o açúcar, os ovos e a farinha de trigo. Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas. Leve ao congelador até que firme. Na hora de servir, retire do congelador e leve diretamente ao forno, a 180 graus, por 7min. Faz 8 bolinhos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Alemanha realizou a maior "festa do café" do mundo

                    O comediante Hape Kerkeling em seu papel de Gisela foi o anfitrião do evento

Apreciadores de café de todas as idades invadiram o Jugendpark, em Colônia, para participar KrugerKranzchen (2009) - o evento que bateu que entrou para o Guinness World Records (Recorde Mundial do Guinness) como maior festa do café do mundo.

O KrugerKranzchen teve início às 12h, quando os 8.162 participantes foram recepcionados com uma fatia de bolo e um café pela anfitriã Gisela - personagem interpretado pelo comediante Hape Kerkeling.

"Parece que todos se divertiram muito durante o KrugerKranzchen, e é difícil encontrar as palavras para expressar o quanto estamos felizes por termos obtido o novo recorde de maior festa do café", disse Andre Puchta, Chefe da Kruger Communications.

O evento, que teve entrada gratuita, contou com diversas atrações. Enquanto os visitantes apreciavam seus cafés e Gisela recebia convidados no palco, a banda "The Baseballs" e as animadoras de torcida do clube de futebol local "FC Koln" empolgaram o público. O hipnotizador PHARO também apresentou suas habilidades.

"Damos parabéns aos participantes por esta incrível realização e damos as boas-vindas para a Kruger na família do Guinness World Records", disse Kristian Teufel, representante do Guinness.

De acordo com a entidade, o recorde anterior de participantes em uma festa do café em um único local foi obtido em Londres em 2008, com 4.585 pessoas.

Fonte: Revista Adega

Café faz bem ao coração por ser rico em antioxidantes

Não é só o vinho que faz bem ao coração. Segundo estudos recentes, o café também pode ser benéfico para o órgão mais importante do sistema.


Isso porque a bebida, em sua fruta madura, apresenta de 6% a 10% de antioxidantes, o que ajuda o organismo a manter os vasos sanguíneos mais saudáveis, impedindo infartos e derrames.

Outro ponto positivo é no consumo de café torrado, que possui uma quantidade grande de sais minerais, vitaminas e aminoácidos, que fazem o organismo funcionar de maneira mais eficiente.

Segundo Bruno Mahler Mioto, pesquisador da Unidade de Pesquisa Café e Coração, do Incor, para que o café não cause danos à saúde é necessário que ele seja ingerido na quantidade ideal de acordo com a idade. Dos 20 aos 60 anos, quatro xícaras de são o suficiente para manter boa saúde.

"As mulheres que consomem café têm 20% menos chance de ter um derrame. Ele tende a ter um papel protetor devido à suas substâncias, e comprovadamente não causa dependência", afirma Mioto.

Mas é importante ressaltar que a bebida não pode ser vista como um remédio, nem uma forma de combater a doença, mas sim como uma maneira de preveni-la e dar mais força e saúde ao corpo.

Fonte: Revista Adega

Chineses estão bebendo mais café

Após a entrada do Starbucks na China, o consumo de café vem aumentando em grande escala. As taxas chegam aos 11% ao ano, enquanto a média global é de 2%, de acordo com a Organização Internacional do Café.

A China tem potencial para ser um dos maiores consumidores do mundo. Mesmo com o pequeno consumo dos chineses, que é de 3 xícaras por ano, enquanto os norte-americanos bebem 500, analistas do setor vêem um grande potencial no mercado.

"Se cada chinês consumir meia xícara por dia, controlaremos por inteiro o mercado global", afirmou Qian Jiaying, secretário assistente de comércio da Associação de Café de Pequim.

Impulsionados pelo aumento do consumo, alguns empresários locais decidiram investir no setor. Mas segundo eles, é necessário ficar alerta para o gosto dos consumidores: "Muitos ocidentais gostam de café puro, mas aqui as pessoas não estão acostumadas com o sabor amargo, então preferem consumir cappuccino ou latte".

Atualmente, o único empecilho para o consumo é o preço do grão, que vai de US$2,92 a US$4,38 por xícara, valor maior do que a maioria dos chineses pode pagar.

Fonte: Revista Adega

Abelhas preferem flores que tenham cafeína no néctar

Se você achava que era o único que não conseguia funcionar antes de um cafezinho, se enganou...


Um estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, concluiu que as abelhas preferem o néctar de flores que contenha pequenas quantidades de cafeína e nicotina.

O néctar das flores é composto principalmente por açúcares, que são os provedores de energia para a realização da polinização. Entretanto, existem algumas flores que, além do carboidrato, também possuem quantidades baixas de substâncias tóxicas como a cafeína e a nicotina.

Com o intuito de determinar o papel das substâncias - se eram imperceptíveis ou se tinham algum papel de sedução -, investigadores israelenses ofereceram ao inseto dois tipos de néctar artificial: um composto apenas por açúcar e outro que continha também camadas de nicotina e cafeína. O favoritismo, por mais surpreendente que pareça, foi o do segundo composto.

A cafeína é encontrada principalmente em flores cítricas, com concentração entre 11 e 17,5 miligramas por litro. Já a nicotina, encontrada em árvores de tabaco, aparece com concentração de até 2,5 miligramas por litro.

Os pesquisadores afirmaram que a pesquisa demonstrou a preferência por tais substâncias, e não o vício. No entanto, novos testes serão realizados para saber se há ou não dependência.

Fonte: Revista Adega

Café pode diminuir o risco de diabetes 2

Tomar café depois do almoço pode diminuir o risco de diabetes 2

A relação entre o consumo de café e a diabetes já foi levantada em diversos estudos. Desta vez, uma nova pesquisa realizada por um grupo de franceses indicou que pessoas que tomam café no horário do almoço apresentam menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.

No total, 69.532 mulheres entre 41 e 72 anos participaram do estudo, que durou 11 anos. O grupo de mulheres que tomava pelo menos uma xícara de café após o almoço teve risco 27% menor de desenvolver a doença, segundo Daniela Sartorelli, nutricionista da USP que participou da pesquisa.

Nestes 11 anos, 1.415 mulheres desenvolveram diabetes 2, sendo apenas 374 do grupo que tomava café no almoço. Entretanto, Sartorelli afirma que ainda faltam estudos que realmente confirmem esta teoria. "Ainda precisamos de outros estudos. Alguns já estão em andamento, e conforme for, os resultados poderão esclarecer quais mecanismos estão envolvidos".

No entanto, duas possíveis teorias já foram feitas para explicar o fato. A primeira diz que a ingestão do café num horário próximo ao do almoço, pode reduzir a absorção da glicose proveniente da comida. Já a segunda tese supõe que o cafezinho de depois do almoço é tomado sem leite, enquanto em outros horários, como no café da manhã, não.

Café pode agir contra doenças no fígado



A bebida pode estacionar a progressão de doenças hepáticas

Pesquisas realizadas em Washington encontraram mais uma boa razão para se consumir café: várias xícaras por dia da bebida pode conter a progressão de doenças hepáticas.

Alguns pacientes que apresentam hepatite C - e outras doenças que destroem o fígado ao poucos - e que consomem mais de três doses de café por dia reduzem o risco da doença progredir em 53%, comparados ao que não ingerem a bebida. Esses dados foram obtidos através de estudos comandados por Neal Freedman, do US Nacional Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer dos EUA).

Para que a pesquisa fosse realizada, 766 pacientes com hepatite C, que não respondiam a nenhum dos outros tratamentos disponíveis, foram convidados a participar do estudo. Eles reportavam a cada três meses quantas xícaras de café bebiam por dia, durante quatro anos.

Duas biópsias no fígado foram feitas durante o processo, no primeiro e terceiro ano da análise, para determinar a progressão da doença. "Foi observada uma associação inversamente proporcional entre a quantidade de café ingerida e a progressão da doença", comentou um pesquisador.

Eles ainda apresentaram diversas maneiras de o café proteger o fígado, como sua capacidade de prevenir o diabetes tipo 2 (que está associada com a incapacidade de o órgão produzir insulina) e reduzir riscos de inflamação (que pode causar fibrose ou cirrose hepática).

Fonte: Revista Adega

Itália celebra II Dia Nacional do Espresso e do Capuccino

Apesar de o dia Internacional do Café ter sido comemorado no dia 14 de abril, foi no dia 16 que a Itália celebrou o II Dia Nacional do Espresso e do Capuccino.

Na península itálica, o café é parte da vida cotidiana e a bebida nacional por excelência, que chega a ser elevada quase a categoria de obra de arte. Mas nem sempre foi assim. Por volta de 1570, a bebida foi proibida aos cristãos por ser considerada maometana, e só foi liberada após o Papa Clemente VIII provar o café.

Agora, 440 anos depois, mais de 3.500 estabelecimentos italianos aderiram à comemoração, organizada pelo Instituto Nazionale Espresso Italiano, que pretende com a festa "educar" os consumidores e aconselhar quais locais são indicados para tomar o café tal como apreciam.

No país, são consumidos mais de 70 milhões de expressos por dia, e quase sempre com um mesmo ritual: o cliente entra na cafeteria, vai até o balcão, faz seu pedido, recebe o café, dá um gole e sai, sem nem ao menos se sentar.

O barista Antonio Buccina, afirma que "há muitas lendas no expresso, porque é, simplesmente café, sem aditivos". Buccina diz que é capaz de saber qual a nacionalidade de um cliente apenas por seu modo de pedir café: "quem pede café com leite é espanhol, enquanto os franceses costumam pedir café fraco, com sabor menos intenso".

O gosto pelo capuccino depois de comer é quase uma exclusividade dos estrangeiros, porque os italianos o tomam apenas quando têm fome ou no café-da-manhã, aponta o barista.

Fonte: Revista Adega

Beber café ajuda a diminuir erros no trabalho

Segundo pesquisadores do London School of Hygiene and Tropical Medicine, em Londres, tomar café no horário do expediente ajuda os funcionários noturnos a cometer menos erros por falta de atenção.

Os trabalhadores noturnos são os que mais cometem erros, já que o corpo tende a diminuir o estado de alerta durante a noite, o que causa sonolência e aumenta a possibilidade de desatenção e pode ser fatal para algumas profissões como motoristas e médicos.

Por isso, o estudo, publicado pela revista Cochrane Database of Systematic Reviews analisou os resultados de 13 testes sobre os efeitos da cafeína no desempenho desses profissionais.

Os voluntários (entre 20 e 30 anos) foram divididos em dois grupos. O que ingeria café e outras bebidas contendo cafeína, e o grupo dos que não ingeriam. No final, ficou comprovado, inclusive neurologicamente, que aqueles que tomam cafeína têm menos chances de cometer erros do que os demais.

Também foi verificado uma melhora nos resultados de outros testes como de memória, atenção, percepção e raciocínio - provas que ajudam a verificar a propensão a cometer falhas simples.

Fonte: Revista Adega

Café pode reduzir riscos de câncer de próstata

Um estudo feito por especialistas da Harvard Medical School indicou que o consumo de café pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento de formas agressivas de câncer de próstata.

Para realizar a pesquisa, o consumo de café de quase 50 mil homens foi monitorado entre o período de 1986 até 2006. A conclusão depois de 20 anos foi de que aqueles que consumiam grandes quantidades de café tinham 60% menos de chances de apresentar tumores na próstata, do que aqueles que não bebiam.

Não se sabe exatamente qual dos componentes do café é o responsável por esse efeito positivo. Entretanto, já se conhecia o fato de que a bebida tem influência sobre a quebra das moléculas de açúcar e também sobre os índices de produção dos hormônios sexuais - dois fatores que já foram relacionados ao câncer de próstata em outros estudos.

"Poucos fatores ligados ao estilo de vida foram associados de forma consistente aos riscos de câncer na próstata, especialmente aos riscos de formas mais agressivas da doença, então será muito estimulante se esse vínculo for confirmado em outros estudos", disse a pesquisadora Kathryn Wilson.

Além da possível ajuda no combate do câncer de próstata, o café contém minerais e antioxidantes que limitam danos causados pela liberação de energia nas células nos tecidos. Entretanto, os especialistas aconselham a não exagerar no consumo: "Não recomendamos que homens, influenciados por este estudo, adotem o hábito de beber muito café, até porque o alto consumo de cafeína pode causar outros problemas à saúde", disse a representante da entidade beneficente The Prostate Cancer Charity, Helen Rippon.

Fonte: Revista Adega

Brasil será o maior consumidor de café em 2012

                   Aumento de 4% ao ano pode tornar o Brasil o maior consumidor de café do mundo

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil é o que mais cresce mundialmente, com taxas de crescimento anuais entre 4 e 5%.Baseados nesses dados, pesquisadores prevêem que em 2012 o Brasil possa se tornar o maior consumidor da bebida no mundo.

Apesar de mais de 97% dos brasileiros acima de 15 anos consumirem café, o país ocupa a segunda posição no consumo de café mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e das suas mais de 20 milhões de sacas consumidas por ano. Mas a meta nacional é chegar a 2012 com um consumo de 21 milhões de sacas.

Primeiro produtor mundial de café, o Brasil teve só no ano passado um aumento de 4,15% em relação a 2008. A previsão do setor é que, este ano, o consumo cresça 5%, passando para 19,31 milhões de sacas. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia são os maiores produtores.

"Esse aumento é resultado da melhoria da qualidade que vem sendo oferecida ao consumidor, além das campanhas de esclarecimento dos benefícios do café para a saúde", informou a Abic.

Além de consumir mais xícaras, o brasileiro também está procurando mais diversidade e praticidade de outros produtos provenientes do café, como expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Fonte: Revista Adega

Colher de café

Dando uma espiadinha no espaço Bem Legaus "dei de cara" com a colher de café uma ideia incrível e resolvi ficar "na janela" esperando a novidade chegar... porque também quero experimentar tal novidade.


Imagine você com aquela vontade doida de tomar um café, então pega uma pequena vareta parecida com uma colher, tira o plástico protetor, mergulha na água quente, mexe um pouquinho e pronto! Um delicioso capuccino na medida para satisfazer seus desejos por cafeína! Esta pelo menos é a proposta do "Cappuccino Coffee Stick", um revolucionário conceito imaginado pelo designer Heo Jeong Im. Seriam diversas opções para agradar a todos os paladares. Se a ideia vingaria?! Não sei, mas para os viciados em café pelo menos seria uma versão express. "Instantaneamente legaus"!

12ª Semana do Café em Barra do Choça

Eu li lá no Blog do Marcelo sobre a Semana do Café a ser realizada entre os dias 16 a 19 de junho em Barra do Choça/BA... Hum! a matéria destaca entre outras culturas a cafeeira. Por ser uma semana com muito aroma e sabor de café resolvi destacá-la aqui no Blog :D

                                                                        Cartaz de divulgação da Semana do Café


Um dos eventos mais aguardados do ano já tem data para começar. A Semana do Café está programada para ser realizada entre os dias 16 e 19 de junho na Central de Abastecimento de Barra do Choça (CEABA). Após um ano de pausa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, volta a realizar um dos principais eventos do gênero no estado. A Semana terá como tema a “Diversificação para o Fortalecimento da Agricultura Familiar”.

Na realização da 12ª Semana do Café, o município conta com o apoio do Governo Federal (através do Ministério do Turismo), do Governo do Estado (através da Secretaria de Agricultura e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do SEBRAE e da Câmara de Vereadores, além de outras entidades e empresas.

A programação do evento inclui uma série de atividades voltadas para os produtores rurais e para o público em geral. Palestras, painéis e atividades de campo, juntamente com os estandes de empresas e instituições, já são tradicionais durante a realização da Semana do Café.

Diversificação agrícola - Um dos destaques desta edição será o incentivo à diversificação da atividade agrícola no município. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura as unidades de demonstração, montadas na Estação Experimental da EBDA. Lá estão expostos os cultivos de produtos agrícolas com grande potencial de desenvolvimento no município de Barra do Choça. Dentre eles, morango, abacaxi, pimenta, inhame, palmito, banana, plantas medicinais e cana-de-açúcar. Também serão apresentados os cultivos ligados ao projeto Flores da Bahia, hortas comerciais e hortas domésticas.

Apesar da temática voltada para a diversificação, a cultura cafeeira também terá o seu espaço no evento. Um dos painéis abordará as alternativas de mercado para a lavoura cafeeira. Outro segmento que terá atividades voltadas à difusão de tecnolgoia será a pecuária de leite, através da unidade de manejo montada na Estação Experimental da EBDA.

Diversão – a Semana do Café também abre espaço para o lazer e a cultura. Durante todos os dias, à noite, serão apresentadas atividades culturais no palco principal do evento, montado no CEABA. Shows, apresentações teatrais e culturais diversas, divertem os participantes do evento. No sábado, 19 de junho, acontece o tradicional encerramento da festa com um grande show de forró, com artistas da cidade e uma atração regional. Neste ano, o encerramento da Semana do Café, marca também, o início da programação do São João 2010 em Barra do Choça.

História – O primeiro evento municipal ligado à agropecuária ocorreu no ano de 1998 – a 1ª Semana do Café, quando se fez necessário discutir as políticas cafeeiras, não somente da região, mas de todo o país. Isso ocorreu em razão da séria crise pela qual passava a atividade naquele momento. Diante disso, o município teve a iniciativa de trazer para si a responsabilidade, e realizou um evento para tal fim, com abrangência nacional. Em decorrência, o município conseguiu alavancar sua economia, através da consecução de importantes parcerias: EBDA, Governo do Estado, Agentes Financeiros, Universidade Estadual do Sudoeste, Sebrae, CAR, EMBRAPA CAFÉ, ASSOCAFÉ, COOPMAC, Ministério da Agricultura e empresas privadas, que apoiaram e fortaleceram o evento a cada ano.

*Autoria: José Amorim da Silva Filho – DRT/BA Nº 2431.

Primeira Feira Internacional de Café

O Espaço Café Brasil tem por objetivo promover o mercado de cafés de qualidade e toda a cadeia produtiva, desde o produtor, torrefador, barista, até o consumidor final. Na última edição, o evento reuniu mais de 60 marcas e registrou 15 mil visitantes do Brasil e de mais de 40 países, gerando cerca de 12 milhões em negócios.

BTS promove primeira Feira Internacional de Café em junho

O setor cafeeiro tem se tornado cada vez mais promissor no Brasil, com crescimento médio de 15 a 20% ao ano. Por isso, a Brazil Trade Shows (BTS), maior promotora de feiras voltadas para a indústria de alimentos e bebidas na América Latina, resolveu investir em um evento para este mercado, em parceria com a Café Editora.

O Espaço Café Brasil, que antes era uma área na Fispal Food Service, agora se torna oficialmente uma feira e passa a abranger toda a cadeia produtiva do café.

A Feira Internacional de Café acontece simultaneamente à Fispal 2010, de 7 a 10 de junho, no Expo Center Norte.

"Foi um processo natural de crescimento que já era esperado desde o início do projeto, há cinco anos. A meta agora é abranger não só o food service, mas englobar plantio, colheita, beneficiamento, torra, embalagem e logística, além das áreas de varejo e exportação", explica Marco Antonio Mastrandonakis, presidente da Brazil Trade Shows (BTS).

De acordo com Caio Alonso Fontes, sócio e diretor de planejamento da Café Editora, organizadora do espaço, a ampliação era necessária para atender à demanda por produtos e serviços. "O brasileiro está redescobrimento o hábito e o prazer de beber café, já que os grãos oferecidos pelo varejo têm cada vez mais qualidade e o setor de food service está investido em novidades", afirma.

A feira oferecerá palestras, cursos técnicos e rodadas de negócios, além de promover uma competição voltada para os profissionais de café – a Copa Baristas. Durante os quatro dias, o visitante poderá assistir palestras, cursos técnicos e participar de rodadas de negócios, além de assistir a terceira edição da Copa Barista – competição voltada para os profissionais de café.

Para o Diretor Comercial da Café Editora Marcos Racy Haddad o Espaço Café Brasil é uma plataforma real de negócios, pois coloca as marcas de café gourmet em contato com os principais players do mercado e com os melhores compradores da cadeia de food service. Mercado este que destaca-se pelas altas taxas de crescimento e o ‘redescobrimento’ do hábito e do prazer de beber café!


Você não pode ficar de fora desta oportunidade! Participe, inscreva-se e reserva a data: de 7 a 10 de junho de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Serviço
5º Espaço Café Brasil – Feira Internacional de Café
Data: 7 a 10 de junho
Local: Expo Center Norte – São Paulo

Sobre a BTS

A Brazil Trade Shows (BTS) é a maior promotora de feiras voltadas para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina. Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Bahia, ABF Franchising Expo, TecnoSorvetes, TecnoCarne e MercoAgro.Em agosto de 2009, a BTS anunciou a compra da ForMóbile, voltada para o setor madeira-móvel, ampliando sua atuação no mercado de feiras.

Já o portfólio de publicações especializadas da BTS é composto pela Revista Nacional da Carne e pela Revista Leite & Derivados. Em sinergia com as feiras e eventos que fazem parte do calendário da BTS, os veículos de comunicação funcionam como referência e auxiliam a evolução do mercado, com a divulgação dos negócios do setor durante o ano todo. Informações: btsmedia

Sobre a Café Editora
Empresa especializada no desenvolvimento e planejamento de ferramentas de comunicação para empresas. A editora publica há seis anos a Revista Espresso, única publicação nacional voltada ao consumidor de cafés de qualidade e mídia oficial do Espaço Café Brasil, dentre outros títulos. Informações: cafeeditora