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domingo, 16 de dezembro de 2012

Cerveja e caipirinha de café


Uma mistura inusitada tem feito sucesso e agradado os paladares mais diversos em Santos, no litoral de São Paulo. Os responsáveis por esse feito são os baristas do Museu do Café, um dos pontos mais tradicionais da cidade, que criaram e adicionaram no cardápio novas bebidas refrescantes à base de café para que as pessoas experimentem durante o verão. Entre as bebidas mais curiosas está a cerveja de café.

A cerveja de café chegou a Santos há cerca de dois meses. A bebida é escura e é produzida em Ribeirão Preto com 6% de teor alcoólico. O barista André Almeida explica que o objetivo é desenvolver vários produtos à base de café. “Já tinham surgido diversas cervejas aqui, mas não estava dando certo. Não era tão gostosa. Quando ficava gelada não ficava tão saborosa. Essa é a que chegou mais perto do sabor do café junto com a cerveja e gelada é mais gostosa”, explica.

Almeida afirma que não demorou muito para a nova cerveja começar a fazer sucesso. Empresários de outros lugares vão até a cafeteria para comprar várias unidades. “Quando a gente adquiriu a cerveja, compramos só uma caixa. Achávamos que ia sair pouco. O pessoal começou a gostar e comprar. A pessoa que desenvolveu a cerveja fez muito certo. Gosto de cerveja e gosto de café. É impressionante”, diz. Para adquirir uma garrafa da cerveja é preciso desembolsar cerca de R$ 29.

Baristas do Museu do Café, em Santos, SP, preparam diversas bebidas com o café (Foto: Mariane Rossi/G1)

Baristas em Santos preparam diversas bebidas com o café (Foto: Mariane Rossi/G1)

Mas não é só a cerveja de café que está fazendo sucesso. A caipirinha de café é uma outra bebida que vem ganhando cada vez mais fãs. Gelada como a tradicional, mas com um gostinho de café, a bebida foi criada em Santos e leva todos os ingredientes de uma caipirinha normal. A diferença é que o gelo, ao invés de água, é de café. “Cortamos os limões em diversas etapas. Maceramos com açúcar do mesmo modo, usamos cachaça ou a cachaça de café, que também é um produto industrializado. Ao invés de colocarmos gelo normal, nós colocamos cubos de gelo de café. O objetivo é tomar a caipirinha gelada. Pelo gelo ser de café o gosto fica totalmente diferente”, explica o barista. Para fazer os cubos, basta colocar o café expresso na forma e levar para a geladeira.

Após fazer o teste e comprovar que a bebida tinha ficado exatamente como pensavam, eles deixaram a caipirinha de café disponível por uma semana para o público avaliar. A experiência deu certo e a bebida se tornou uma das mais pedidas da cafeteria. “Vendemos cerca de 30 copos por dia durante a semana. No fim de semana sempre vende mais”, conta Almeida.

Além de provar, o público também tem a oportunidade de aprender a fazer a bebida. Assim que a caipirinha começou a ser vendida, os responsáveis pelo local colocaram um vídeo demonstrativo na TV da cafeteria explicando o passo a passo sobre como fazer a caipirinha de café.

Cerveja de café é outra atração para o verão santista (Foto: Mariane Rossi/G1)

Cerveja de café é outra atração para o verão santista (Foto: Mariane Rossi/G1)

Outras opções
Outra opção bastante procurada nessa época do ano é o café havaiano. A bebida foi desenvolvida no Havaí e chegou no Brasil recentemente. No preparo, o café expresso recebe leite de coco e coco ralado por cima. “Fizemos um café curto com a espuma do leite. Nessa base, colocamos leite de coco e coco ralado. É completamente doce e leva leite condensado também”, explica. Ele diz que a bebida foi feita direcionada para o público feminino, que geralmente gosta de um café mais doce. Nesse caso, nem é preciso adicionar açúcar ou adoçante.

A gerente de qualidade da cafeteria do Museu, Brunna Cortezi, de 23 anos, é uma das responsáveis pelos cafés com um toque feminino. O café Marquesa foi feito especialmente para mulheres. Mas, ao contrário da caipirinha e da cerveja, a bebida é bem quente. Ela explica que o marquesa foi criado pelos baristas de Santos. A bebida leva chocolate em pó, licor de chocolate, uísque, duas medidas de café expresso e chantilly por cima. “Não é forte. Por isso ele é destinado às mulheres”, disse.

Café com coco também integra o cardápio do museu (Foto: Mariane Rossi/G1)

Café com coco também integra o cardápio do museu (Foto: Mariane Rossi/G1)

A barista conta que essa nova linha de bebidas veio para renovar o paladar dos fregueses e também para atrair mais mulheres à cafeteria, já que grande parte do público que consume café no local é masculino e, por conta disso, há poucos sabores destinados a elas. “Toda a mudança é positiva. Queremos atender todo o público. Resolvemos fazer esses produtos que chamam a atenção da mulher”, disse ela.

O investimento nas bebidas geladas e em inovações deu certo. “Saem muito. Começaram a sair desde outubro. Aumentou muito as vendas”, contou Almeida. Além disso, ele disse que existe muita procura por bebidas diferentes e, principalmente, pelas alcoólicas. Das 10 bebidas geladas, duas contém álcool. Já entre as quentes, quatro são alcoólicas. "Todas um gostinho diferenciado do café", finaliza.

Além do café, bebida Marquesa tem chocolate e chantilly (Foto: Mariane Rossi/G1)
Além do café, bebida Marquesa tem chocolate e chantilly (Foto: Mariane Rossi/G1)

FONTE

domingo, 2 de dezembro de 2012

Saiba mais Sobre o Café



Para os amantes do café, o Pontofrio.com apresenta este infográfico com dicas e curiosidades de uma das bebidas mais famosas do mundo. Aliás, da segunda bebida mais consumida no planeta, que além de ser deliciosa e ter variações para todos os gostos ajuda a evitar problemas no coração e, inclusive, a prevenir algumas doenças sérias. Atualmente, o Brasil é o 7º no ranking dos países que mais consomem café no mundo, o que faz do brasileiro um grande apreciador da bebida. Mas você sabe como distinguir um bom café? Descubra isso e muito mais sobre os prazeres de tomar uma boa xícara de café e compartilhe com os seus amigos, afinal, é sempre uma boa hora para um cafezinho.

 
 

 

O Brasil é um país de dimensões continentais e tem cerca de 2,2 milhões de hectares plantados com café. O café é cultivado por cerca de 300 mil produtores, em 12 estados (os cinco estados maiores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia). Esses produtores fazem parte, em sua maioria, de associações ou cooperativas distribuídas conforme a região de produção.
 
O Brasil é o maior produtor de café e a maior fonte mundial de cafés sustentáveis. Com dimensões continentais, o país possui uma variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes que permitem a produção de uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.

A cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo em relação a questões sociais e ambientais. A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e todas as pessoas envolvidas na cafeicultura e pune rigorosamente qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras. As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

Os produtores brasileiros preservam florestas e fauna nativa, controlam a erosão e protegem as fontes de água. A busca do equilíbrio ambiental entre flora, fauna e o café é uma constante e assegura a preservação de umas das maiores biodiversidades do mundo.

Atualmente, o café é fonte imprescindível de receita para centenas de municípios, além de ser o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional. Os expressivos desempenhos da exportação e do consumo interno de café implicam na sustentabilidade econômica do produtor e de sua atividade. O Brasil repassa 90% do preço de exportação do café ao produtor, uma das maiores taxas no mundo.

Ano a ano aumentam os investimentos em certificações, que promovem a preservação ambiental, melhores condições de vida para os trabalhadores, melhor aproveitamento das terras, além de técnicas gerenciais mais eficientes das propriedades, com uso racional de recursos. O volume expressivo de cafés sustentáveis produzidos anualmente e a alta qualidade e diversidade das safras brasileiras fazem do Brasil um fornecedor confiável e capaz de atender às necessidades dos compradores internacionais mais exigentes.



Café na internet
Entre as ações de promoção do café brasileiro está um site na internet, disponível no endereço eletrônico http://www.cafesdobrasil.com.br:8080/home-pos-evento.aspx. Na página, os internautas terão informações, nos idiomas português, inglês e espanhol, sobre produção e área plantada.



Curiosidades
- O consumo de café no mundo é de cerca de 1.600 milhões de xícaras diárias.
- Nas primeiras cafeterias turcas do início do século XVI, o café não era tomado em xícaras, mas servido bastante quente em pequenos pratos fundos.
- Até 1727, a planta do café não era cultivada no Brasil. Mas com sua adaptação ao solo brasileiro, rapidamente as primeiras sacas de grãos de café começaram a ser exportadas.
- O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido pelo Vietnã e pela Colômbia.
- Existem 78 países produtores de café no mundo.
- Cada xícara de café contém entre 80 e 200 mg de cafeína. Para um consumo saudável, o ideal é beber até quatro xícaras de café por dia.

FONTE

http://www.pontofrio.com.br/infografico/cafe.aspx