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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Julia Roberts Estrela Propaganda de Café


A atriz Julia Roberts recebeu um cachê de R$ 2,7 milhões para estrelar uma propaganda de 45 segundos de uma marca de café italiana. Apesar do salário milionário, Julia nem precisou falar na inserção, afirma o site DailyMail.

A propaganda, que é um especial para o Natal, faz menção ao renascentista italiano Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli . Julia interpreta Venus, e, no cenário, está rodeada por nuvens. A campanha de Natal rivaliza com a da Nespresso, celebrizada pelos atores George Clooney e John Malkovich

Na cena, o pintor tenta retratar o sorriso da atriz, mas ela se recusa a fazê-lo. Ele, então, oferece a ela uma xícara de café da marca italiana e consegue arrancar um sorriso de Julia Roberts. A propaganda termina com a estrela de Uma Linda Mulher piscando para a câmera.

Julia Roberts - Lavazza
"A Modo Mio" Commercial 2010


Nespresso. What else? George Clooney e John Malkovich



O NASCIMENTO DE VÊNUS



É uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Consiste de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.

Alguns acreditam que a obra seja homenagem ao amor de Giuliano di Piero de' Medici (que morreu em 1478, na Conspiração dos Pazzi) por Simonetta Cattaneo Vespucci, que viveu em Portovenere, uma cidadela à beira-mar. Qualquer que tenha sido a inspiração do artista, parecem haver influências de obras como a "Metamorfose" e "Fasti", ambas de Ovídio, e "Versos", de Poliziano.

No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore (cujo candor teria inspirado o escultor do século XVIII Antonio Canova), esguia e com longos membros e traços harmoniosos.

C U R I O S I D A D E S

Reproduções e variações do quadro são relativamente freqüentes na cultura popular, inclusive em propagandas e no cinema. A cena do filme "007 Contra Dr. No", de 1962, em que Ursula Andress emerge do mar foi inspirada no quadro.

A mesma cena foi reproduzida com maior detalhe em 1988. No filme "As Aventuras do Barão Munchausen", com Uma Thurman no papel de Vênus. Ainda no filme "A Excêntrica Família de Antônia" da diretora holandesa Marleen Gorris, com com Willeke van Ammelrooy, Els Dottermans, Veerle van Overloop, Jan Decleir, Mil Seghers, Dora van der Groen, Thyrza Ravesteijn, Esther Vriesendorp, Carolien Spoor e Leo Hogenboom apresenta uma belissíma cena na qual uma das personagens é vista como a Venus.

Houve ainda alusão direta ao quadro no popular desenho animado Os Simpsons, no episódio "A Última Tentação de Homer" (no episódio da quinta temporada, 90º no geral – exibido originalmente em 9 de dezembro de 1993), quando o personagem central vê pela primeira vez uma nova colega de trabalho por quem se apaixonaria, ele a imagina como a Vênus de Botticelli, enquanto seus demais colegas representam as "Horas" na cena.



Uma versão estilizada da face de Vênus está na moeda italiana de 10 cêntimos de euro.

FONTE:
O nascimento de Vênus - Wikipédia

Sandro Botticelli - Wikipédia

domingo, 28 de novembro de 2010

Café Salgado


Encontrei esta novidade: Café com sal! Não tive "coragem" ainda de experimentar o tal do café salgado... Fiquei imaginando a pergunta: "Açúcar, adoçante ou sal?!"

Origem do Café Salgado: 85ºC Backery Café

Os responsáveis pela criação da bebida foram os chefs do 85ºC Bakery Cafe, a mais popular rede de cafés da ilha, que tem esse nome porque essa é a temperatura ideal para passar o café. Eles hesitaram seis meses antes de soltar a novidade mas, quando ela chegou aos balcões, tornou-se o produto mais vendido da rede.

O que inspirou os chefs a salpicar punhados de sal no café foi o hábito taiwanês de jogar sal nas frutas – como o abacaxi e o melão – para destacar sua doçura, afirmou a porta-voz do café. Segundo uma taiwanesa, os habitantes da ilha são "gananciosos". "Nós gostamos de todos os sabores de uma só vez".

O segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona, asseguram os chefs. Primeiro é saboreado o sal, que faz aflorar os sentidos. Em seguida, as pupilas sentem o adocicado do café, que deve estar bem cremoso. "Por causa do contraste de texturas, você saboreia o sal e o café em diferentes momentos", disse uma cliente depois de provar seu primeiro café. “É uma experiência multi-sensorial que dá certo”.

A mistura de sabores é uma marca da cozinha oriental, especialmente a da China e de Taiwan – que fazia parte do território chinês e reivindica sua independência desde 1949. Isso pode ser refletido nos chás populares da ilha, que são feitos com uma mistura de chá quente ou gelado com suco de frutas e bolas de tapioca para mascar.

O sucesso do café salgado e o gosto pelas misturas exóticas inspiraram os donos do 85ºC, que agora apostam no café misturado com frutas frescas. Já a sensação salgada está em fase de testes na China. Se a ideia também vingar no continente, a rede deve exportá-lo também para suas lojas na Austrália e nos Estados Unidos.

A Moda do Café Salgado

No texto da Júlia Zillig (fotografias da Alexia Santi) ela observa que a busca pela potencialização do sabor do café deu corpo à moda do café salgado em taiwan. no ocidente, esse tipo de combinação pode fazer muita gente torcer o nariz, mas é uma aposta recente em busca de diferentes experiências.

Hoje, toda vez que bebo o café salgado, eu penso na minha infância, na minha cidade natal. A frase, do conto Café Salgado, da escritora Shimada Coelho (www.shimadacoelho.blogspot.com), mostra algo que, à primeira vista, parece inusitado. Um café temperado com sal? No mundo, o café é conhecido por ser degustado puro ou com açúcar – ou adoçante, para quem quer uma bebida com menos calorias.

E seus acompanhamentos seguem a mesma linha: petits-fours, bolachas, chocolates. Tudo liga a bebida a toques mais doces, característica do paladar ocidental quando o assunto é café.

No entanto, em alguns lugares parece que a bebida do conto de Shimada ganhou adeptos. Em Taiwan, conhecida por uma gastronomia um tanto quanto exótica – insetos são servidos como petiscos, por exemplo -, tomar café salgado virou moda.

A onda surgiu na rede de cafés 85ºC Bakery Cafe, a mais popular da região, que hoje tem o produto como o mais vendido da casa. Para esse povo – que tem o hábito de jogar sal nas frutas para destacar sua doçura e como traço marcante a mistura de sabores -, o novo ingrediente não parece nenhuma grande inovação no Oriente. Segundo os especialistas locais, o segredo do sucesso é a sequência de sabores que a bebida proporciona. O sal aflora os sentidos e em seguida as papilas gustativas sentem o gosto adocicado do café.

Marcia Yoko Shimosaka, degustadora de cafés da AMSH Consultoria, esteve em Taiwan e conheceu o novo produto. Segundo ela, a ideia foi bastante divulgada pelo mundo, mas o próprio taiwanês não conhecia a nova combinação. No entanto, acha difícil que isso seja bem-aceito em outros países. Marcia teve oportunidade de provar o café salgado e conta que a sensação não foi muito agradável. “A mistura é exótica, o gosto é inexplicável. Mas não consegui dar dois goles na bebida. O cheiro do sal marinho se sobrepõe ao aroma do café.” O sal é acrescentado ao café em forma de creme, semelhante ao leite vaporizado. “Não acredito que essa prática obtenha sucesso em outros países.”

A opinião é compartilhada pela barista Isabela Raposeiras. “Acho que as pessoas vão poder entender que o café é um produto mais abrangente do que se acredita, mas ainda aposto que a cultura brasileira de café com bolo de fubá, por exemplo, será sempre mais forte. Acredito que a bebida combinada com temperos e sal, ainda por algum tempo, será uma ousadia de pessoas ligadas à gastronomia contemporânea e baristas com uma formação técnica mais profunda.”

A não ser que seja um caldo ou uma receita de comida com café, Isabela não acha que adoçar a bebida com sal seja uma combinação bem-sucedida. “Assim como também não gosto do resultado sensorial do café adoçado com o próprio açúcar. As situações felizes sensorialmente são harmonizações de café com comidas salgadas ou uso da bebida como ingrediente em receitas nas quais pode ser o fator principal ou um dos temperos que as compõem.”



E POR QUE NÃO?!

Um café normalmente pede um acompanhamento. No Brasil, se você vai a uma cafeteria, não espere que lhe sirvam a bebida com um pequeno salgado. Por uma questão cultural o café vem acompanhado de minibolo, petit-four, bolachinha ou até mesmo chocolate. Mas segundo Isabela Raposeiras, o ator coadjuvante poderia ser sim um salgado. “Infelizmente hoje no Brasil é difícil alguém servir café com acompanhamentos salgados. Sempre defendi essa combinação pelo efeito que eles causam na percepção da doçura natural do café. Hoje em dia, as pessoas comem algo doce antes ou durante o café, e, consequentemente, essa percepção fica rebaixada. Se o acompanhamento for levemente salgado, a doçura do café fica relativamente maior.”

Abraçar o paladar adocicado, no caso do café, é algo fortemente visto no Brasil e também lá fora. “Os doces e a pâtisserie ainda continuam mais fortes na combinação com café”, explica Isabela. Segundo a especialista, tudo é uma questão de harmonização.

“O grande segredo é combinar um determinado café com algumas comidas, como se faz com vinhos. Isso inclui grãos diferentes, métodos de preparo, tipos de torra, entre outros. Da mesma forma que fazemos com qualquer comida e bebida, podemos harmonizar café por semelhança ou contraste, dependendo do resultado sensorial que se queira obter.”

 FONTE:
Revista Expresso

domingo, 14 de novembro de 2010

Brasil será o maior consumidor de café em 2012


O café tem novidades...

As exportações brasileiras de café alcançaram US$ 637 milhões em outubro, um aumento de 51,5% em relação aos US$ 421 milhões registrados no mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira a Cecafé.

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) disse em comunicado que foram vendidos ao exterior 3,4 milhões de sacos de 60 kg de café, 20,5% a mais que em outubro de 2009.

As vendas do café arábica, de qualidade superior, concentraram 88% do total, enquanto a participação do solúvel foi de 9%.

Desde o início do ano, o Brasil exportou 31,5 milhões de sacos no valor de US$ 5,1 bilhões.

Os principais destinos das exportações brasileiras do grão são Europa (54%), América do Norte (23%), Ásia (17%), e América do Sul (4%). Na relação por países, o principal comprador do café brasileiro são os Estados Unidos, seguido por Alemanha e Itália.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil é o que mais cresce mundialmente, com taxas de crescimento anuais entre 4 e 5%.Baseados nesses dados, pesquisadores prevêem que em 2012 o Brasil possa se tornar o maior consumidor da bebida no mundo.

Apesar de mais de 97% dos brasileiros acima de 15 anos consumirem café, o país ocupa a segunda posição no consumo de café mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e das suas mais de 20 milhões de sacas consumidas por ano. Mas a meta nacional é chegar a 2012 com um consumo de 21 milhões de sacas.


Primeiro produtor mundial de café, o Brasil teve só no ano passado um aumento de 4,15% em relação a 2008. A previsão do setor é que, este ano, o consumo cresça 5%, passando para 19,31 milhões de sacas. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia são os maiores produtores.

"Esse aumento é resultado da melhoria da qualidade que vem sendo oferecida ao consumidor, além das campanhas de esclarecimento dos benefícios do café para a saúde", informou a Abic.



Além de consumir mais xícaras, o brasileiro também está procurando mais diversidade e praticidade de outros produtos provenientes do café, como expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Visitando o blog do Leprout Bricio encontrei um portfólio sobre o café (http://www.cafébrasil.com.br/)  de muito bom gosto. Selecionei o mesmo para dar sabor ao meu post... Se quiser conhecer mais sobre o trabalho deste publicitário entre aqui

FONTE:
sALa DA iMPRENSa
rEVISTa aDEGa

Vinho de Café


Pesquisadores fazem vinho a partir de fruto do café

Instituto de Tecnologia da Costa Rica teve a ideia de juntar duas das mais tradicionais bebidas do ocidente: vinho e café.

A pesquisadora Patrícia Arguedas conseguiu fazer a fermentação do vinho com base no fruto vermelho do café, mais conhecida como "cereja". O resultado foi uma bebida com mais antioxidantes e compostos orgânicos que fazem bem à saúde do que o vinho feito de uvas.

O produto ainda está sendo melhorado, mas a sua criação fez com que Arguedas ganhasse uma bolsa em uma empresa de biotecnologia do país.

A pesquisadora também tem tentado fazer doces e barras energéticas a partir das plantas dos cafezais. A Costa Rica, assim como o Brasil, é reconhecida mundialmente por sua larga produção de café.

Fonte:
Revista Adega

Artistas incentivam o Consumo do Café na Colômbia


A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia decidiu começar uma campanha para incentivar o consumo de café no país em abril deste ano. O que assustou os produtores foi o fato do café colombiano ser um dos mais conhecidos e exportados no mundo, mas ter o consumo interno equivalente ao de um país com baixa produção da bedida.

A campanha "Tome café" tentará aumentar o 1,87 quilo de café per capita dos habitantes da Colômbia. Na América do Sul, o número fica a frente apenas do Equador, com seus 0,67 quilos por pessoa por ano. Os produtores querem aumentar o consumo doméstico em 30% em um período de cinco anos, de forma que o consumo per capita anual chegue a 2,5 quilos.

Entretanto, muitos acreditam que a campanha será insuficiente. O jornalista e enólogo colombiano Hugo Sabogal narra no site South American Wine Group a primeira reunião entre os vinhos argentinos e o café colombiano que ocorreu na Expovinos de 2009.

"Lá, descobri que os participantes [colombianos] sabiam pouco ou nada de seu principal produto. Ao invés disso, foram capazes de reconhecer um Malbec Cabernet Sauvignon ou apreciar as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo. Mas ainda não conseguem distinguir o contraste de um café de um lugar específico na Armênia e um de El Pital, Huila", escreve o jornalista.

Em novembro/2010 começou a ser veiculada uma nova campanha para estimular o consumo de café na Colômbia. Quarto maior produtor de café do mundo, o país latino americano contou, entretanto, com uma ajuda extra para essa promoção.

Adriana Bottina, Andrés Toro, Marcela Dávila, Marre e Nicolás Mayorca estão entre os nomes dos artistas do showbizz colombiano que participam do novo projeto publicitário, intitulado "Colombianos com mais Ânimo". A campanha busca vincular o café e os valores positivos dos jovens talentos representantes da cultura do país para incentivar a população a consumir a bebida.

Atualmente, a Colômbia tem o segundo menor consumo de café da América do Sul, 1,87 quilo per capita, ficando atrás apenas do Equador e seus 6.700 gramas per capita.


Para Adriana Bottina, o café faz com que os colombianos tenham uma imagem positiva no exterior. Atriz e cantora de sucessos como Nadie es eterno en el mundo e La Hija de Mariachi, ela ressalta que promover o café é uma maneira de também ajudar um dos setores de maior representatividade do país.

Fonte:
Revista Adega