Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rota do Café: história, tradição e sabor


Quer conhecer o que a região tem de melhor? Aposte na Rota do Café. Roteiro inclui propriedades cafeeiras, museus e restaurantes rurais

O hábito de beber uma xícara de café vai além da simples degustação, reserva muita história, que começa ainda na produção e percorre um longo caminho até chegar à mesa de quem não dispensa um bom cafezinho.

Esse percurso que transforma os grãos na bebida agora pode ser visitado por aqueles que têm curiosidade em saber mais sobre a tradicional infusão e também por quem deseja conhecer sua importância histórica, econômica e cultural.

A Rota do Café, como é chamada, é um passeio que foi cuidadosamente elaborado por uma iniciativa do Sebrae Paraná e parceiros, com objetivo de fomentar o turismo no norte do estado. "A ideia nasceu com a proposta da regionalização das rotas. No Paraná nós trabalhávamos muito com a região de Curitiba, litoral e Foz do Iguaçu, aí surgiu a proposta na regional de construir um roteiro turístico na região norte" explica Heverson Feliciano, gerente da Regional Norte do Sebrae.

Propriedades cafeeiras, cooperativas, empresas do ramo, centros de pesquisas, museus, pousadas e restaurantes rurais são alguns dos empreendimentos envolvidos no tour. Nesses lugares, o turista irá conhecer belas paisagens, o processo produtivo dos grãos, as antigas máquinas, casas e construções da época dos barões de café, participar de rodadas de degustação, além de se deliciar com os cafés coloniais.

Ao todo 25 municípios fazem parte da Rota. Em Londrina, por exemplo, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), que é um centro de pesquisa, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, que conta a história dessa bebida e a Bolsa de Cereais, que comercializa o produto, são alguns locais que podem compor o roteiro.

Outras cidades da região como Arapongas, Cambé, Rolândia e Assaí também estão inclusas na Rota. "Em Ribeirão Claro tem uma fazenda antiga, com cerca de 150 anos produzindo café. Ela conserva toda a história, do terreirão à tulha. A visita é encerrada com um café colonial, com doces, bolos, pães e produtos feitos com o grão", conta Heverson.

Como conhecer

Inaugurado em novembro do ano passado, o tour foi testado e os empreendimentos participantes preparados para receber os visitantes.

Para facilitar aos interessados no passeio, agências de turismo credenciadas estão responsáveis por montar pacotes de acordo com o desejo do cliente.

Como o tour é personalizado, os preços vão variar de acordo com o perfil de cada um.

"A agência vai preparar os roteiros adequados ao interesses da pessoa, por exemplo, se ela só quer descansar, ou tem um interesse histórico e comercial", comenta o gerente. Segundo ele, os passeios costumam ter de três a cinco dias, mas podem ser adaptados. Para quem é da região, passar o fim de semana pode ser uma boa opção.

Para quem deseja conhecer somente alguns lugares da Rota e não tem muitos dias para isso, deve entrar em contato direto com o local. As informações gerais, como o contato das agências e dos espaços que podem ser visitados, estão disponíveis no site.

(*Fonte: www.bonde.com.br Planeta Londrina/Máxima Comunicação)

sábado, 24 de abril de 2010

Cientista cria café inalável

Cada dose do “Le Whif” tem cafeína equivalente a uma xícara de espresso

Acontece assim: você precisa de uma dose extra de cafeína, agora, e descobre que não há uma única xícara de café decente nas redondezas. Para resolver este problema, o professor norte-americano David Edwards criou Le Whiff, uma mistura de café em pó feito para ser inalado.

O produto vem em “bastões” similares a um batom, contendo uma mistura muito fina de café pulverizado. Basta abrir o bastão, colocar na boca e respirar fundo. Cada “dose” tem o equivalente a 100 miligramas de cafeína, o correspondente a uma boa xícara de espresso, e um bastão rende 9 doses.

Segundo o jornal NY Post, o Le Whif foi desenvolvido na França, em parceria com o “chef” Thierry Marx. De acordo com o inventor, as partículas foram projetadas para aderir à língua e às paredes da boca, deixando um “gostinho” de café e a cafeína, sem que se alojem no pulmão. Cada “baforada” tem apenas 1 caloria.

Por enquanto o Le Whif está disponível em apenas duas lojas nos EUA, em Nova Iorque e Cambridge, mas a fabricante planeja para breve lançamento em todos os EUA, Inglaterra, França e Japão. Cada bastão custa US$ 3,00, e também há uma versão chocolate. Mais informações no site oficial, em www.lewhif.com/launch.html

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sustentáveis: SAC de Café

O Sac de Café é um tecido sustentável e biodegradável. Vindo do Belém do Pará é fabricado a partir da juta, uma fibra resistente e 100% natural.

Originalmente utilizada na fabricação de sacas para o transporte de grãos de café, a juta emprega exclusivamente óleo vegetal e inodoro em seu processo industrial e não provoca danos ambientais nem à saúde.

O tecido Sac de Café passa por diversos testes de qualidade como alongamento, teste de resistência, força de largura/ruptura, antes de serem liberados para o mercado.

Recomendado para: estofamentos, forração em parede e cortinas.

Disponível nas cores natural, marron e verde e com bordados com linha de algodão natural.

Opções de acabamentos: Washed, Hidrorepelente, resina espatulada e anti-chama.

Este tecido possui a certificação da Sustentax, dentro do critério de avaliação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), comprovando a sua fabricação dentro dos padrões do real conceito de sustentabilidade.

Recomendamos aos nossos clientes o uso de cola à base de água, evitando colas que contém componentes químicos tóxicos, assim como que encaminhem a embalagem deste produto e folheto para reciclagem, procurando o local mais próximo de sua localidade.

Especificações:
Largura: 135 / 1.40

Tecido Washed
Lavar e secar em máquina doméstica

Processo de Lavagem:
Em máquina de lavar doméstica, à temperatura de 40º a 60ºC
Não utilizar produtos clorados
Sabão em pó utilizar no banho e bem diluído, recomendamos sabão neutro
Secagem em secadora doméstica
Passar a ferro com uma temperatura de 80ºC (obrigatório)

Tecidos com Hidrorepelente / Resina Espatulada / Anti-chama
Lavagem à seco.
Manutenção com pano úmido.

Tomar o café da manhã de um rei

Café da manhã altamente calórico pode ajudar a emagrecer
Tomar o café da manhã de um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu. Essa realmente pode ser uma boa dica para quem quer prevenir a síndrome metabólica – caracterizada pela obesidade abdominal, altos níveis de triglicéride, resistência à insulina e aumento nos riscos de doenças cardiovasculares.

O estudo, feito pela Universidade do Alabama e publicado no periódico International Journal of Obesity, examinou a influência do tipo de alimentação e tempo de ingestão no desenvolvimento da síndrome metabólica em modelos animais (ratos). Os resultados sugerem que os animais alimentados com grandes quantidades de alimentos calóricos logo após acordar, mantiveram seus metabolismos inalterados.

Entretanto, os animais que fizeram refeições com muitas calorias no início e final do dia ganharam muito peso, aumentaram o nível de adiposidade dos tecidos do organismo e de intolerância à glicose além de outros indicadores da síndrome.

“Diversos estudos enfatizaram o tipo e a quantidade de comida ingerida, mas ninguém havia feito uma pesquisa detalhada observando as horas da ingestão. O horário das refeições pode afetar seu peso, pois o metabolismo trabalha diferentemente durante o dia; assim como altera o ritmo circadiano – relacionado com o sono – e também pode influenciar o aumento de peso”, afirma Molly Bray, o autor principal do estudo.

Acordar e comer

Bray diz que sua equipe observou que a ingestão de grande quantidade de caloria após se levantar pela manhã parece ser lidada de forma mais eficiente pelo organismo e também melhora a absorção de outros alimentos ao longo do dia. Por exemplo, quando os animais eram alimentados com muitos carboidratos, o organismo metabolizava as próximas ingestões de carboidratos de forma mais eficiente.

“Parece que a primeira refeição deixa, de alguma forma, o metabolismo programado para o resto do dia”, diz Martin Young, outro pesquisador envolvido no estudo. “Se você faz um bom desjejum, a plasticidade metabólica fica mais ‘esperta’.”

Bray e Young dizem que as implicações da pesquisa são importantes para mudar as recomendações dos profissionais de saúde sobre qualidade da dieta. Ajustar o tipo e a quantidade de consumo calórico tendo em mente uma refeição específica pode ajudar na redução do peso.

Os pesquisadores enfatizam, ainda, que os experimentos foram feitos repetidamente e, além da ingestão calórica durante a parte da manhã, sugerem que uma refeição leve a partir do final da tarde também melhora a equação relativa ao metabolismo. “Agora trabalhamos para refazer as pesquisas em humanos e observamos se há algum prejuízo para a saúde do coração”, diz Young.

com informações da University of Alabama at Birmingham
Fonte: gazetaweb.globo.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Internacional do Café


Em 2010, o País deve aumentar a participação do grão brasileiro no mercado internacional.
“No Dia Internacional do Café, é importante lembrar que esse produto tão agradável envolve o trabalho de milhões de brasileiros nas etapas de produção, comercialização, industrialização e consumo. A afirmação é do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone.

Ele ainda acrescentou que a política desenvolvida pelo governo estimula a remuneração adequada para cada segmento da cadeia produtiva.

De acordo com o secretário, em 2010, o País vai aumentar a participação do grão brasileiro no mercado internacional, já que produtores de cafés lavados, como os países centro-americanos e a Colômbia, têm apresentado estabilidade ou queda de produção, além de preços elevados. “Neste ano civil, com previsão de safra de ciclo alto, devemos exportar aproximadamente 31,6 milhões de sacas de 60 quilos de produto beneficiado, o que representa aumento superior a 4%, em relação a 2009”, destaca. O Brasil é o país que mais produz e exporta o grão e, Minas Gerais, o estado que mais cultiva, com mais de 50% do mercado.

Investimentos - Para a safra 2010/2011, o governo vai elaborar um programa de financiamentos com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), envolvendo cerca de R$ 2 bilhões. “O objetivo é proporcionar condições financeiras aos produtores durante a colheita e pré-comercialização da safra”, ressalta Bertone. 

O mundo celebra hoje, 14 de abril, o Dia internacional de um dos produtos líquidos mais consumidos: o café.

O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comerem as folhas e os frutos do cafeeiro.

Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demônio”, então Kaldi decidiu pôr fogo no arbusto.

O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu a todos os monges para descobrirem o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.

Ato contínuo, os monges mudaram de ideia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para verem que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.

A notícia do grão “milagroso” foi passando de mosteiro a mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.

O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietnam e da Colômbia.

O grão que faz parte do cotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia a si dedicado e denominado “Dia internacional do Café”.

Hoje o seu uso se estendeu a todo o mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.


fonte


http://www.cella.com.br/blog/?p=18714