Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Villaggio Café


O VILLAGGIO CAFÉ encerrou suas atividades no dia 29 de agosto de 2009. A casa havia completado 17 anos de atividades ininterruptas em junho/2009, desde a sua criação, em 1992. Destes, 16 foram no bairro do Bixiga. Em maio de 2008 transferiu-se para Pinheiros, mantendo a mesma linha de trabalho. No entanto, devido à venda do imóvel para novos proprietários, que irão construir um edifício no local, seus dirigentes optaram pela não-continuidade do projeto.

Considerado um espaço "cult" na cena musical alternativa paulistana, no decorrer dos anos o Villaggio manteve como principais características a regularidade de sua agenda e o foco nos novos talentos da MPB. Com cerca de 300 shows anuais, lançou vários nomes que hoje são sucesso e conquistou o respeito da classe musical e da mídia, sendo reconhecido internacionalmente.

O Villaggio Café é uma das principais casas de shows de São Paulo.

Fundado em 17 de junho de 1992 por Rozana Lima e Zé Luiz Soares – ex-diretor artístico da gravadora Lua Music –, o Villaggio passou a contar com música ao vivo a partir de 1993, com a roda de choro conduzida aos domingos pelo grupo Choro, Seresta & Cia.

Em junho de 1995, o cantor e compositor Lula Barbosa inaugurou um novo período marcado por shows de artistas consagrados. No dia 19 de agosto, com a apresentação de Ione Papas, Ana Bernardo e o Grupo Choro, Seresta & Cia., foi inaugurado o Painel Noel Rosa, quando o famoso sambista tornou-se patrono do Villaggio.

No ano seguinte, recebeu artistas como Zeca Baleiro, Sérgio Santos, Evaldo Gouveia, Yvette Matos, Renato Braz e Toninho Nascimento. E, no início de 1997, o multiinstrumentista Filó Machado conduziu uma série de16 shows com banda completa: teclado, bateria, baixos e guitarras. Até então, o bar apresentava somente espetáculos de voz e violão.

Em julho do mesmo ano, Moacyr Luz hasteou o samba carioca, que viria a se tornar um dos estilos que melhor definem a casa. Com as portas abertas, realizou shows de importantes sambistas cariocas como Zé Ketti, Dona Ivone Lara, Walter Alfaiate, Monarco, Luiz Carlos da Vila, Noca da Portela, Wilson Moreira e Guilherme de Brito, além dos paulistas Germano Mathias, Paulo Vanzolini, Carlinhos do Cavaco e Luizinho SP, tudo sob a retaguarda do grupo Café com Leite, hoje o requisitado Quinteto em Branco e Preto.

Ainda em 97, o letrista José Carlos Costa Netto – diretor artístico da Dabliú Discos – reuniu artistas como Roberto Menescal, Eduardo Gudin, Vânia Bastos, Vicente Barreto, Thomas Roth, Juca Novaes e Daisy Cordeiro para interpretarem parte de sua obra. No mesmo ano, mais dois grandes nomes: a cantora Fátima Guedes e o cantor Claudio Nucci.

Em 1998, as apresentações do instrumentista e compositor mineiro Toninho Horta e do compositor carioca Guinga reforçaram a vocação do Villaggio como sede de shows de nomes representativos da música brasileira em São Paulo.

Em junho de 2002, o Villaggio Café - que foi palco de artistas em começo da carreira como Chico César, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Ceumar, Fred Martins, Juliana Amaral, Dorinna e Yamandú Costa, e sede das últimas apresentações de Zé Ketti, João Pacífico, Marisa Gatta Mansa e Mestre Xixa - completou 10 anos, comemorados oficialmente com o CD duplo Villaggio Café – 10 anos, lançado pela Lua. Neste, registros ao vivo captados no palco de artistas como Guinga, João Pacífico, Nelson Angelo e Moacyr Luz.

De lá pra cá, o Villaggio continua firme em sua proposta de ser uma referência para a música de qualidade na Capital paulista. O bar promove cerca de 300 shows por ano, de segunda a sábado, sem interrupções.

Recentemente, uma grande mudança, a de endereço: após quase 16 anos no Bixiga, em maio de 2008 a sede foi transferida para Pinheiros (ver em Serviço) e Zé Luiz Soares passou a ter novo sócio, o poeta, compositor e agitador cultural Vlado Lima. Com a mudança, alguns ganhos em termos de localização, espaço físico do salão e palco, cozinha e estrutura em geral.

TRANSCREVO AQUI parte do texto-agradecimento do Zé Luiz Soares...

"O Villaggio é daqueles lugares que ficarão no imaginário do público, como um Zicartola da vida, um lugar quase mítico."
(Zeca Baleiro)


Coisas da vida - assim a gente encarou a situação. E, diante da alternativa de buscar um novo espaço para recomeçar, desta vez a luz não se acendeu: indo para o 18º ano de incessantes atividades, senti que era uma espécie de aviso, do tipo "é preciso saber a hora de parar".

Queria deixar aqui toda espécie de agradecimento. E aí posso falar em nome da ex-sócia Rozana Lima, com quem construí essa história nos primeiros 16 anos, e do Vlado, parceiro mais recente - batalhador incansável, que acabou se transformando num grande amigo e irmão. Claro que não citarei nomes, milhares que são, mas quem esteve ao nosso lado nesse tempo todo sabe que está na lista: intérpretes, músicos, compositores, arranjadores, produtores, iluminadores, técnicos de som, roadies, fotógrafos, críticos musicais, jornalistas, ex e atuais funcionários, fornecedores, parceiros comerciais, clientes e público em geral. Menção honrosa ao bom e velho Barbosa, funcionário-símbolo da casa: o único garçon-técnico-de-som do mundo! Enfim, uma verdadeira multidão, que contribuiu pra que conseguíssemos fazer tanta coisa em prol da música brasileira que a gente gostava – e ainda gosta – de ter próxima aos nossos ouvidos e corações. Amigos: muito obrigado!

O site do Villaggio continuará no ar por algum tempo, com uma série de informações, depoimentos, blog, textos e fotos, além de matéria de encerramento especialmente desenvolvida pelo competente pessoal do site Gafieiras, com direito a vários áudios históricos. Vai ficar também o Fale Conosco, pra quem quiser nos enviar alguma mensagem.

E a vida segue. Sobre o futuro, posso dizer que o Vlado vem com tudo, em setembro, com o seu "Bagaça! Bar", prometendo seguir a mesma linha musical do Villaggio, tendo o Barbosa ao seu lado.

Eu saio por aí, firme em busca de novas oportunidades e muito feliz com o trabalho realizado. Deixo meu contato. É isso. Sucesso pra todos. E viva a música brasileira!

CD do Villaggio

Materialização do 10º aniversário de uma das principais casas de música brasileira em São Paulo, o CD duplo Villaggio Café – 10 anos é uma delicada revelação do que ocorre em seu pequeno palco, trânsito livre de nomes consagrados e de novos talentos.

Lançado pela Lua Discos e com texto do encarte assinado pelo médico Drauzio Varella, o álbum de 20 faixas traz canções inéditas e clássicos, todos gravados ao vivo entre 1998 e 2002. Com surpreendente qualidade de áudio, o CD é guiado por voz e violão e, assim, fotografa com nitidez o clima intimista do bar.

>> Para comprar o CD, clique aqui

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Eu só queria um café

Gente visitando aqui e ali achei outro blog daqueles que nos prendem por vários minutos... Apesar do título do Blog, o espaço não é específico sobre o café, antes é: "um tipo de crônica social à quatro mãos (as do Ruleandson e as do leitor que participa do blog). Passa lá vai! O blog Eu só queria um café é do Ruleandson...:

"Quem é Ruleandson?
Sobre o autor do blog

Me chamo Ruleandson do Carmo, sou jornalista (diplomado), tenho 24 anos (10/06/85), nasci, cresci e moro em Belo Horizonte (MG). Sou apaixonado por comédias românticas e frases de filmes. Comecei a criar sites no ano 2000, com um extinto fã-site da apresentadora Angélica Ksyvicks, e a trabalhar com cinema e Internet em 2006, na web revista de cinema Union. Pesquiso o amor, desde minha monografia na graduação, concluída em 2007. Sou pós-graduado em criação e produção em mídia eletrônica e, atualmente, curso meu mestrado em Ciência da Informação na UFMG, colaboro com textos para a revista Pneus & Cia, além, é claro, de continuar acreditando no que me faz sonhar, de ter fé no amor, e de escrever aqui no "Eu só queria um café...".

Você também pode desabafar no blog, por meio da seção "O leitor só queria...".

Café do Moço

Acho incríveis histórias com finais felizes... Leia essa do Léo e da Cris os dois são noivos, e tem um blog para compartilhar experiências e novidades sobre cafés especiais


"Me chamo Léo Moço, sou carioca e tenho 30 anos. Minha formação acadêmica reflete bem minha personalidade(estou sempre atrás de uma paixão), cursei Informática e Nutrição mas em 2005 tudo mudou...

Ao desenvolver um plano de negócios para um Cyber-Café, algo despertou, não apenas o fato de dar o primeiro passo em busca do negócio próprio mas uma verdadeira paixão, daquelas que você não tem dúvida, larguei tudo pelo Café.

Até aí nada demais, mas, seria loucura dizer que estava largando toda minha carreira para trabalhar com uma bebida que não gostava até então?

Essa pergunta martelava minha cabeça e uns meses depois, tive minha resposta, prove um café especial de qualidade e mude sua vida. Isso aconteceu comigo!!!

Café? Até 25 anos nunca gostei e assumo, provei uma vez na vida e nunca mais. Apesar de não consumir a bebida o aroma sempre me fascinava e confesso que a cultura familiar de sentar à mesa e tomar aquele cafezinho logo cedinho, era um costume que eu adoraria ter.

Então, depois de um dia cansativo de trabalho em um Hotel em Angra dos Reis, resolvi arriscar um cafezinho após o maravilhosos jantar. Muito açúcar na xícara (péssima lembrança daquele primeiro gole) - "Nossa!!! Que café diferente, gostoso!!" - Assim, começou minha verdadeira paixão por café e ainda não tinha me dado conta, que naquele momento, tinha provado na verdade um café de qualidade e tinha sentido o verdadeiro aroma e sabor de um bom café.

No mesmo mês, lembrei que tinha assistindo um programa do Jô Soares com uma Barista que tinha ganho um campeonato, minha mente competitiva logo pensou - "Campeonato? é comigo mesmo!!". Fiz meu primeiro Curso de Barista logo em seguinda, chamado de Barista Sênior, ministrado pela ABIC no Centro do Comércio do Café - RJ. Ahhhh, para não esquecer, 3 meses depois eu estava participando do V Campeonato Brasileiro de Baristas, de 44 competidores consegui a íncrivel marca da 21 colocação.

Em 2009, realizo meu grande sonho, em conjunto com a minha noiva, coloco em prática toda experiência e expertise adquirida na minha própria empresa...Assim, eis o Café Do Moço."


"Cris Azeredo, 31 anos, publicitária. Mineira de nascença, mas, carioca de coração. Como toda boa mineira sempre fui louca por um cafezinho. Sei que é o maior clichê, mas não há nada como um bom café coado acompanhado de um autêntico pão de queijo. Mesmo sem ter a tradição em casa, meus pais não gostavam, nunca resisti a um bom aroma de café. Mesmo assim para tomar um cafezinho tinha que ser cheio de açúcar ou adoçante. Isso para não sentir o amargor tão característico da péssima qualidade do café que a maioria dos brasileiros bebe neste país. Nunca imaginei um dia degustar um bom café sem açúcar.
O interesse pelos cafés especiais veio através de uma experiência de trabalho como barista nos Estados Unidos onde morei por dois anos. Eu ainda não sabia que ali estava iniciando uma nova fase da minha vida. Foi lá que tive meu primeiro contato com uma máquina de café espresso e me apaixonei pelo verdadeiro cappuccino. Bastaram algumas xícaras e lá estava eu totalmente envolvida por este mundo de aromas e sabores inesquecíveis. Durante estes dois anos tive a oportunidade de trabalhar em movimentadas cafeterias americanas e conhecer mais sobre cafés.
De volta ao Brasil estava decidida a trabalhar nesta área, mas me deparei com um mercado bem diferente do americano. Com um pouco de paciência e persistência foram mais alguns anos de publicidade com um pé no café.
Até que por fim, tive a oportunidade de conhecer o Léo Moço, hoje meu noivo. Agora aqui estamos realizando o sonho de montar a nossa empresa, Café do Moço. O objetivo deste blog é compartilhar nossa experiência e novidades sobre cafés especiais. Seja bem-vindo!"

Vai um cafezinho, aí?!


Benefícios do café
1. A cafeína aumenta a energia pois favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.

2. Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro e actua como um estimulante mental, obrigando-nos a um esforço maior durante mais tempo.

3. Retarda a fadiga e o esgotamento muscular pois a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que está encarregue de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurónios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurónios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço, mantendo a mente desperta e atenta.

4. Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.
5. Ajuda a perder peso durante o exercício embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão deste mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que se treine com uma intensidade maior e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda a que treine mais tempo e consequentemente queimar mais gordura.

6. Diminui as dores musculares durante o treino. Segundo um recente estudo realizado na Universidade de Geórgia é ainda mais eficaz do que a aspirina. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.

7. Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e cerca de 60% menos de vir a ter a doença de Parkinson. Parece que a cafeína que o café o chá contêm, e outras bebidas estimulantes, tem um efeito protector do cérebro sempre que tomado com moderação (entre duas ou três chávenas por dia).

8. Aumenta o desejo sexual feminino… ou pelo menos assim parece no estudo feito com ratos fêmea por Fay Garraci da Universidade de Southwestern. Este investigador descobriu que os ratos fêmea que tomam doses moderadas de cafeína estão receptivos mais rapidamente. Em seres humanos poderia funcionar de modo semelhante em mulheres que não consomem cafeína habitualmente.



Pesquisadores da Universidade de Scranton, nos EUA, constataram que o interesse da mulher pelo sexo é proporcional à quantidade de café que ela ingere.

Segundo eles, houve um aumento de até 45% no interesse sexual nas mulheres que passaram a ingerir quatro xícaras de café diariamente.

Estudos realizados por vários pesquisadores nos Estados Unidos revelam que o interesse da mulher pelo sexo é proporcional à quantidade de café que ingere.[1]

A quantidade de café ideal para a vida sexual saudável é de 4 xícaras ao dia. (Após a quarta xícara, potencializa-se o estresse e pode haver confusão mental).

Segundo o coordenador da pesquisa, o café inibe o aparecimento da depressão nas mulheres. Outros pesquisadores, demonstram em seus estudos, que o café induz a libido feminina (desejo sexual), além reduzir a depressão e o risco do suicídio.[2]

**Os alimentos afrodisíacos mais populares:Anchovas, Alface, Chocolate, Amêndoa, Cebola, Tomate, Ovos, Romã, Salmão, Rabanete, Trufas (cogumelo), Figo, Mexilhão, Alcachofra, Vinho, Manga, Caviar, Inhame, Café, Abacate, Lagosta, Aspargos, Champagne, Morango, Ostra, Cenoura, Mel, Banana e outros.

As especiarias afrodisíacas mais populares: Coentro, Cominho, Baunilha, Canela, Curry, Alho, Pimenta caiena, Pimenta malagueta, Cebola, Noz-moscada, Cardamomo, Alcaçuz.

Alguns alimentos são notórios por sua capacidade de aumentar a libido, como os que têm alto teor de zinco: ostras, semente de abóbora, cenoura, morango, figo, manga, banana, abacate e peixes, por exemplo.

Outros favorecem a vida sexual e também o sistema reprodutivo: alcachofra, aspargo, banana, castanha-do-pará, arroz integral, algas, tomate, baunilha, gérmen de trigo, manga, romã e tâmara.

O que evitar A nutricionista recomenda cortar alimentos pobres e os que atuam como antinutrientes, porque comprometem a absorção de vitaminas e sais minerais. Nesses grupos estão os produtos industrializados, os estimulantes, o sal e o açúcar refinado. O excesso de bebida alcoólica também é prejudicial e pode levar à impotência.

Estudos efetuados nos Estados Unidos revelam que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café, particularmente entre idosos acima de 60 anos.

Em nossa população, um questionário simples foi feito entre 1.300 pessoas , divididas em grupos por faixa etária de cada década. A pergunta abordava o INTERESSE pelo sexo e a ATIVIDADE SEXUAL praticada regularmente, sendo atribuído um valor igual a 10 para a ATIVIDADE e INTERESSE considerados normais para a idade.

Nas pessoas jovens, a partir da puberdade, o consumo diário de café aumenta o interesse pelo sexo, sem interferir na potência ou capacidade sexual - valor acima de 10 para INTERESSE , mantendo o valor 10 para ATIVIDADE SEXUAL.

Mas nas pessoas acima de 60 anos foi detectado além de um aumento no interesse, um aumento na atividade sexual entre as mulheres e um aumento da potência sexual entre os homens, embora apenas 28 % dos entrevistados acima de 60 anos tivesse o hábito de beber 2 a 3 xícaras de café diariamente.

O café pode aumentar o interesse sexual no idoso por diminuir a incidência e a intensidade da depressão, que é comum no idoso e nas mulheres bem como pode estimular diretamente o interesse sexual, quando os impulsos sexuais diminuem com a idade.

O consumo de álcool também inibe a atividade sexual, o que pode ser revertido com o consumo diário de 4 xícaras de café. Enquanto que o álcool, drogas e a depressão prejudicam a atividade sexual o café e a imaginação são excelentes estimulantes.


Fontes
*Mulher SA. Café estimula vida sexual da mulher www.mulhersa.com.br
*livescience. Caffeine May Boost Female Sex Drive livescience
*BBC News. Coffee 'boosts female sex drive' BBC News
*Revista Women's h Health/Agosto 2009.
*KRYCHMAN M.L. et al. Current Sexual Health Reports, 4:177–182, 2007

Referências
1.↑ http://www.medindia.net/news/view_news_main.asp?x=7227
2.↑ http://www.abic.com.br/cafe_depressao.html

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Porto do Café em Foto

É difícil dizer se foi a proximidade do porto que trouxe o sucesso internacional do café paulista, ou se foram as lavouras cafeeiras paulistas que provocaram o rápido crescimento do porto santista. A exportação do café provocou importantes mudanças em Santos, no início do século XX, com a construção de armazéns e instalações das empresas exportadoras e até a criação de um padrão de qualidade internacional, o Café Tipo Santos.

Antes do surgimento dos contêineres, as sacas de café, pesando 60 kg cada uma, eram levadas nas costas dos estivadores para o interior dos navios. Os trabalhadores, geralmente imigrantes europeus, orgulhavam-se da sua capacidade de transportar até seis sacas (320 kg) de uma só vez, como nesta foto famosa:



Outras Fotos:
- Docas - carregadores de café

- Embarque de café, nas Docas

- O vapor alemão Silvia, carregado com 130.136 sacos de café, maior carregamento saído do Brasil. Agentes Theodor Wille & Cia.

- Este cartão postal mostra diversas carroças levando sacas de café para armazéns do Centro de Santos. Vê-se as pessoas nas suas residências, sobre os armazéns, com sacadas com proteção de ferro trabalhado. O cartão é de 1905 e foi editado na França com o título "Chargement du café" (Carregamento do Café).

- No início do século XX, o cais santista, já com acostamento em amurada, tinha ainda a operação de carga integralmente manual, e continuava o uso de carroças para o transporte urbano, que só seria abolido em 1908.

Fonte: aqui
** Fotos do acervo do historiador Waldir Rueda

Poema com café

O Imaflora


O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola.

O Instituto é referência na avaliação de empreendimentos para certificação florestal e agrícola no Brasil e realiza ainda trabalhos de treinamento, incentivo a políticas públicas e ao consumo responsável. O Imaflora atua nas seguintes frentes:

Café e Biodiversidade

Produção de café em propriedade certificada pela RAS


Devido à importância econômica global da cadeia do café e pelo seu potencial para a conservação ambiental, o GEF Global Environment Facility através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento concedeu uma doação para a Rainforest Alliance visand.

O café é um dos produtos agrícolas de grande impacto na conservação da biodiversidade
e alto potencial econômico, por essa razão é importante incentivar o seu cultivo manejado, que respeite critérios socioambientais.

O Projeto Café e Biodiversidade acontece de maneira complementar ao Programa de Certificação Agrícola do Imaflora, apoiando os produtores de café já certificados e aqueles que querem se certificar. A meta do projeto é popularizar o consumo de café sustentável pela sociedade, aumentar a produção de café certificado no Brasil e a quantidade vendida do produto no mercado interno e externo. Para isso, o Imaflora realiza cursos de capacitação, atividades de treinamento e informação para produtores, empresas, comunidades e consumidores. As atividades acontecem antes, durante e depois do processo de certificação agrícola nas áreas produtivas.

Histórico:
O Projeto Café e Biodiversidade teve início em 2006, impulsionado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para ampliar as áreas de café certificado na América Latina e fortalecer o mercado de café certificado em todo o mundo. O PNUD acredita que através do cumprimento das normas de certificação RAS, a biodiversidade e as condições de trabalho são favorecidas.

Desde então, o Imaflora divulga os conceitos da certificação através de palestras, treinamentos, dias de campo, ações de divulgação e criação de políticas públicas do setor.

Além do Brasil, seis países da RAS (Rede de Agricultura Sustentável) participam da mesma iniciativa, buscando aumentar as suas áreas certificadas de café, em benefício da biodiversidade: Colômbia, Peru, El Savador, Guatemala e Honduras.

Parceiros e financiadores do projeto:
De 2006 até 2013 o projeto Café e Biodiversidade conta com apoio financeiro do GEF (Global Environment Facility), e a gestão administrada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

- GEF
- PNUD
- RA

Para conquistar o selo Rainforest Alliance Certified, as fazendas devem apresentar um sistema de gestão socioambiental. O produtor ou o administrador da propriedade deve utilizar técnicas para planejar e executar a produção, de acordo com boas práticas...

Café Faraó



O Café Faraó é cultivado no sul de Minas, região que possui a condição geográfica ideal para a produção, fator determinante do sabor do café. Antes de ser descarregado na fábrica o café é provado e classificado por profissionais qualificados, para que possamos manter nosso padrão de qualidade. Nosso café tem a bebida "dura" com a classificação tipo 6/7, e possui o selo de pureza ABIC.

Pureza que não só está dentro das embalagens do café mas em todo o processo até você. Mas falando assim só dá para imaginar. Então, que tal ir ao supermercado e sentir realmente o sabor do café Faraó? Afinal, nem todas as emoções podem ser transmitidas por palavras...

PQC - Programa de Qualidade do Café

A Indústria Café Faraó é uma das primeiras torrefações do Brasil e a única do Estado do Rio de Janeiro a ser certificada pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café - com o selo de qualidade do PQC - Programa de Qualidade do Café -, que passa a identificar e diferenciar os produtos com qualidade recomendável, assegurada por auditorias e especialistas.

Com a adesão de 71 empresas, que representam 151 marcas, o Café Faraó é uma das 18 empresas que ganharam o direito de colocar o selo de Qualidade ABIC nas embalagens dos seguintes produtos: Faraó a Vácuo, Faraó Almofada, Faraó em Grão para Moinho e Faraó Expresso.

O PQC é uma evolução do Programa do Selo de Pureza, criado e lançado pela ABIC em 1989, que permanece ativo e tem seu sucesso reconhecido mundialmente.

O PQC pretende avançar sobre questões essenciais para a verdadeira oferta de melhores produtos para os consumidores brasileiros, e que são um grande desafio para muitas indústrias em todo o mundo. A ABIC pretende tornar o PQC uma ferramenta de aperfeiçoamento para as indústrias do setor, com ganhos também para os demais parceiros do agronegócio.


Perfil Empresarial

Presente no Sul Fluminense, litoral norte do estado de São Paulo e parte de Minas Gerais alimentando diariamente milhares de clientes, o Café Faraó tem se tornado mais do que um bom café, uma marca de responsabilidade social.

A empresa ocupa posição de destaque na comunidade e utiliza essa projeção para apoiar e fomentar ações socialmente responsáveis que gerem resultados para seus colaboradores, sociedade e para o Brasil.

Para o Café Faraó a qualidade do produto não se restringe apenas ao produto torrado, moído e embalado, ela precisa estar presente em todas as esferas do negócio.

Da seleção do grão até a chegada do produto na mesa do consumidor a imagem que se tem é que fazemos parte de algo especial.

A empresa promove a qualidade de vida, estimulando num primeiro momento seus colaboradores a uma vida saudável e propagando esta idéia junto aos vários outros públicos (clientes, fornecedores e sociedade).

Há 56 anos, quando foi fundado o Café Faraó, a empresa ocupava um pequeno galpão e funcionava com o mínimo necessário de máquinas, mas desde essa época o produto já se destacava pela sua qualidade, fruto do compromisso das pessoas que são e sempre foram a grande força da marca Café Faraó.

A torrefação cresceu e se modernizou, sempre pioneira na utilização dos mais modernos equipamentos. Tecnologia a serviço de melhores condições de trabalho para as pessoas que mais do que vestir o uniforme da empresa, sempre assumiram o compromisso de garantir a qualidade de nossos produtos.

Assim o Café Faraó começa seu trabalho no campo, na seleção criteriosa do grão e constante acompanhamento do cultivo de seus fornecedores, segue com o transporte da matéria prima em frota própria e continua em cada uma das etapas da fabricação até a orientação ao varejista de como estocar o produto.

Um trabalho cuidadoso que demonstra, além de carinho e dedicação, o compromisso que cada funcionário tem com a empresa e com o consumidor. Um trabalho de equipe que se traduz em respeito e confiança.

Cada vez mais empresas entendem que o seu diferencial são as pessoas. Por isso, buscam agregar qualidade e eficiência ao seu ambiente de negócios. Para atender essas necessidades, o café Faraó oferece a solução completa em serviços de café e bebeidas quentes para a sua empresa.

Café Sempre Fresquinho:
A automatização permite evitar disperdícios, cortar custos indiretos e preparar uma ampla variedade de bebidas quentes a qualquer hora do dia ou da noite.

Na Medida Certa:
Tem soluções que se ajustam ao perfil da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande..

Foque no seu negócio:
Realiza a manutenção preventiva e corretiva, a sanitização e a higienização de todos os nossos equipamentos. Garantindo alto padrão de qualidade, que é a sua marca registrada.

Reconhecimento/Prêmios

Mais que ter essa consciência, o Café Faraó adota essa postura, que além da satisfação de fazer o bem, gera rendimentos e reconhecimento. Não por acaso, a empresa é filiada ao Instituto Ethos e vem acumulando conquistas, como:

• Certificação do Selo Abrinq “Empresa Amiga da Criança”, pelo 4º ano consecutivo;

• 1º lugar no PSQT 2002, 2003, 2004 e 2005 no Estado do Rio de Janeiro, na categoria Pequeno Porte;

• 1º lugar no PSQT 2005 BRASIL, na categoria Pequeno Porte;

• Prêmio Internacional Latincan, na categoria Latas para Alimento, pelo design da embalagem do Café Capuccino Light;

• Prêmio Embanews (nacional), na categoria Destaque;

• Prêmio Mulheres em Ação e Prêmio Angra Viva - Destaque Sul Fluminense, entre outros.

Porém o maior e mais importante estímulo será sempre o reconhecimento da sociedade, que valoriza a empresa não pelo seu porte, mas pelo tamanho do seu compromisso.

Projeto Escola na Empresa

• Projeto Escola na Empresa • Meio Ambiente
• Copa Diarinho de Futsal • Menor Aprendiz
• Caravana do Teatro Infantil

O programa consiste em uma visita a empresa onde os estudantes assistem um vídeo com a história do café e outro institucional que relata o processo de fabricação dos produtos, depois realizamos uma visita a planta onde os visitantes passam por todos os processos da escolha do grão até a embalagem do produto.

A visita é aberta a qualquer grupo e já passam de 35.000 visitantes. A rede de ensino local, algumas universidades e associações de panificadores e supermercados são alguns dos grupos recebidos.

Como funciona o café


O Howstuffworks, um espaço sobre como tudo funciona também traz um pouco sobre: "Como funciona o café". Eu achei bem interessante. Vale a pena conferir!

Se a sua rotina matinal inclui uma ou duas xícaras de café, você deve saber algumas coisas sobre ele. É uma bebida estimulante, proveniente de grãos torrados e moídos e, para muitos de nós, é o ingrediente principal da vida. Mas você sabe onde cresce o café? Como uma torra francesa difere de uma torra italiana? O que é o café cereja? Ou como é produzido o café descafeinado?

A sua xícara de café matinal começa a ter vida em uma lavoura de café

Há muito mais em uma xícara de café do que você possa imaginar. Neste artigo, veremos as origens do café e como ele se espalhou pelo mundo, onde ele é plantado, como é colhido e processado e o que é torrefação. Terminaremos aprendendo como fazer uma ótima xícara de café.


Para testar seus conhecimentos sobre o café clique aqui.

4Runner Café


Café e corrida agora em um mesmo lugar
Calendário das próximas provas, avaliação nutricional e um cardápio balanceado são alguns dos atrativos do novo ponto de encontro de São Paulo


Inaugurado em abril de 2008, a 4Runner Café é o mais novo ponto de encontro de corredores, maratonistas, triatletas, além de esportistas e apreciadores de uma vida saudável e da pratica de atividade física. O que une todas estas pessoas é o tradicional café espresso, preparado com o legitimo café gourmet Astro. Cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos, os grãos do Café Astro são 100% arábica.

A escolha de um produto que alia qualidade e respeito ao meio ambiente é uma mostra da preocupação dos proprietários da 4Runner Café em valorizar a saúde e o bem estar de seus clientes. De acordo com Eduardo Sano, um dos sócios, daí surgiu a idéia de inaugurar o primeiro café temático do país voltado para o esporte. ”Recentes pesquisas enfatizam cada vez mais os benefícios do café para a saúde. Além de ser uma bebida natural, o café pode ser utilizado por atletas para melhorar seu desempenho e trazer mais disposição para os treinos”.

Também esportista, assim como os sócios Alexandre e Carla Okubo, Eduardo trouxe a paixão pelas corridas de rua para dentro de seu estabelecimento. ”Aqui os clientes terão acesso às novidades da área, calendário das próximas corridas, além de revistas nacionais e importadas sobre o tema e voltados para esportes em geral”.

Na 4Runner Café, o cliente poderá assistir a vídeos de corridas e maratonas ocorridas ao redor do mundo em ambiente com acesso a rede wireless, que farão do local uma agradável extensão de sua casa ou escritório.



Refeições leves e saudáveis

Excelente escolha para recarregar as energias na hora do almoço ou para um happy hour descontraído com os amigos, o cardápio da 4Runner Café inclui, além de cafés, capuccinos e outras variações da bebida mais consumida em todo o mundo, chás drinques exclusivos, elaborados pela barista Cida Campos. Uma das apostas da casa é o Coffee Azedinho, que mistura espresso, suco de limão e sorvete de creme.

Os sanduíches são outro ponto forte do local. Com diversas opções de pães integrais, trazem patês com reduzido teor de gorduras e calorias. É o caso do Wrap São Silvestre, servido em pão folha, que leva pasta de tomate seco, queijo branco de búfala e peito de peru.

Para quem optar pelos grelhados de frango ou baby beef, além de molho picante, alho ou ervas, podem ser acompanhados de legumes, arroz integral ou mini-salada com molho caesar, french ou italian.

Para a hora do almoço ou jantar há também estrogonofe, massas e sopas para esquentar os dias frios.

Na hora da sobremesa, experimente brownie com sorvete, strudel ou açaí com granola, que pode ser servido batido com diversas opções de frutas.

Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.

ABE Equipamentos


A ABE Equipamentos nasceu em Junho de 2006 com o propósito de oferecer um serviço diferenciado através de máquinas automáticas de lanches e bebidas quentes/frias.

Tendo como princípio trazer o “Bem Estar” para seus clientes, a ABE desde o início de suas atividades buscou trabalhar com os melhores produtos disponíveis no mercado e com um serviço de alta qualidade para atender as demandas mais exigentes da Grande Florianópolis.

Graças à busca pela excelência é que hoje contamos com clientes das mais diferentes áreas, desde empresas, hospitais, restaurantes, até mesmo colégios e universidades, oferecendo o que há de melhor em automação de bebidas e lanches.

Seja com OCS (Office Coffee Service) dentro de empresas, com Vending Machines em hospitais e universidades, Locação ou Parceria de máquinas nos mais diferentes tipos de estabelecimentos, existe sempre uma solução ideal para as suas necessidades e o nosso trabalho é ajudá-lo a encontrá-la.

Faça-nos uma visita e conheça nossa empresa, teremos o prazer em lhe oferecer um cafezinho.

ABE Equipamentos faz bem para você!


Um Mercado em Expansão
O café é uma bebida consumida a mais de mil anos, e hoje é a bebida mais consumida no mundo, sendo servida mais de 400 bilhões de xícaras por ano. O mercado consumidor brasileiro de café vem crescendo ano após ano, o que promove o surgimento de novos pontos de venda da bebida.

O mercado de Vending Machines ainda em expansão no Brasil, e ainda mais incipiente em Santa Catarina, possui um fiel público nos países desenvolvidos, aonde suas vantagens já são conhecidas há mais de uma década. O serviço de vendas automáticas possui uma série de vantagens e por isto cresce a uma taxa de 10% ao ano.

Hoje são mais de 60.000 máquinas operando em todo o Brasil. Nas grandes empresas dos principais centros metropolitanos do Brasil, o serviço de cafeteria é na sua maioria feito através de máquinas automáticas, devido à praticidade, higiene e qualidade que este tipo de serviço disponibiliza.

Estas vantagens começam a ser percebidas nos menores centros urbanos e por médias e pequenas empresas permitindo uma expansão deste mercado exatamente com ocorrido em países desenvolvidos.

É dentro deste contexto que a ABE Equipamentos vem atuando, procurando oferecer o que de melhor há em vending machines para o mercado catarinense.

As Bebidas
Uma verdadeira cafeteria completa a distância de apenas um toque. As máquinas super-automáticas conseguem hoje produzir cafés expressos e solúveis com a mesma qualidade encontrada na maioria das cafeterias.

SBICafé


No SBICafé (Sistema Brasileiro de Informação do Café) você encontra informações sobre centenas de projetos de pesquisa relacionados ao café em andamento e finalizados em diversas instituições.

Se você ou sua instituição possui algum projeto de pesquisa que não está cadastrado no SBICafé envie um email para sbicafe@ufv.br com os dados do seu projeto de pesquisa.

O principal objetivo deste projeto é a criação, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), de um Centro de Informação do Café, que, no desenrolar da sua implantação, passou a ser chamado de Sistema Brasileiro de Informação do Café e no qual está inserida a Biblioteca do Café. O sistema visa atender as principais necessidades informacionais de pesquisadores e pessoas envolvidas na cadeia agroindustrial do café. Fisicamente, esse Centro fica alocado nas dependências da Biblioteca Central da UFV.



Especificamente pretende-se:

Captar, catalogar, digitalizar e disponibilizar publicações, projetos de pesquisa e eventos relacionados ao agronegócio do café;

Disponibilizar, através da Internet, o acesso às informações bibliográficas, assim como ao resumo e texto integral das publicações, sem perder de vista a preservação dos direitos autorais;

Enriquecer constantemente o acervo da biblioteca com publicações produzidas pelas instituições participantes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café e demais instituições ligadas à cadeia agroindustrial do café;

Criar um "Banco de Especialistas em Café" e incentivar a troca de informações entre eles através de uma rede informal de comunicação.

Café com o presidente


Café com o presidente, o programa de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é produzido pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com supervisão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Durante seis minutos, o jornalista Luciano Seixas conversa com o presidente Lula sobre ações, projetos do governo e outros temas de interesse nacional, sempre com o objetivo de contribuir para o esclarecimento do cidadão brasileiro.

O Café com o Presidente é transmitido às segundas-feiras, via satélite, no mesmo canal de distribuição de A Voz do Brasil. As transmissões ocorrem em quatro horários: às 6h, às 7h, às 8h30 e às 13h.

Histórico

O programa Café com o Presidente entrou no ar em 17 de novembro de 2003, com edições quinzenais, de seis minutos, produzidas pela empresa Toda Onda Comunicação Ltda. Em janeiro de 2005, a produção do programa passou a ser feita pela Radiobrás, que já era responsável por sua veiculação e distribuição. Em setembro de 2005, a veiculação do programa passou a ser semanal. E em dezembro de 2007, a produção do programa foi assumida, nas mesmas condições, pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada pela Medida Provisória 398.

Café do Porto



O Café do Porto apresenta ambientação voltada para serviços de café com decoração à base de trilha de mosaicos de cerâmica colorida. Tem como diferencial cafés preparados com grãos selecionados e moídos na hora.

Sua carta de cafés é composta por versões próprias do café expresso, pingado, cappuccino, mocaccino e as especialidades Pingado do Caio Ribeiro (expresso descafeinado, torre de espuma de leite e canela) e o Cappuccino Especial (café expresso, espuma de leite, gengibre e mel), além do Irish Coffe (café irlandês com uma dose de uísque irlandês, açúcar, café e creme de leite batido).


Entre os drinques de café, reserva o Café do Porto, elaborado com expresso duplo, vinho do Porto, cobertura de chantilly e raspas de chocolate. Entre as opões destinada ao público infantil, destaque para o Color Café, feito com leite, chocolate, café gelado, chantilly e confeitos coloridos.

Acompanha trufas, bolos, cucas, pão de queijo, tortas, quiches, sanduíches, entre outros itens. Comercializa também o Petit Café, uma drágea de chocolate ao leite recheada com um grão de café.



De segunda a sexta, o local serve bufê com pratos quentes e saladas no horário de almoço. Terça à noite conta com música ao vivo.

O Café do Porto também disponibiliza tele-entrega para tortas doces e salgadas.


Café do Porto
Endereço: Rua Padre Chagas, 293
Bairro: Moinhos de Vento
Cidade: Porto Alegre - RS

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Obras Literárias sobre o Café


OBRAS RARAS

Discurso sobre a salubérrima bebida chamada cahue ou café
Autoria: Fausto Nairono Banésio
Editora: Depto. Nacional do Café - Ano: 1945

O café
Autoria: Andreas Sprecher Bernegg
Editora: O Cruzeiro - Ano: 1938

O café
Autoria: Basílio de Magalhães
Editora: Companhia Editora Nacional - Ano: 1939

O café e o desenvolvimento do Brasil
Autoria: João de Scantimburgo
Editora: Melhoramentos - Ano: 1980

O café no Brasil
Autoria: A.Q. Telles Jr. e Rogério de Camargo
Editora: Ministério da Agricultura - Ano: 1953

O problema do café
Autoria: L. Zacharias de Lima
Editora: O Estado de São Paulo - Ano: 1927

Pioneiros da cultura do café na era da independência
Autoria: Gilberto Ferrez
Editora: Inst. Histórico e Geográfico - Ano: 1972

Política cafeeira
Autoria: Carvalho Pinto
Editora: Senado Federal Centro Gráfico - Ano: 1973

Roteiro do café
Autoria: Sérgio Milliet
Editora: Bipa - Editora - Ano: 1946

Roteiro do café e outros ensaios
Autoria: Sérgio Milliet
Editora: Sérgio Milliet - Ano: 1939

HISTÓRIA

A fazenda de café
Autoria: Antônio Carlos Robert Moraes
Editora: Ática - Ano: 1999

Barões e escravos do café
Autoria: Sônia Santanna
Editora: Jorge Zahar - Ano: 2001

Bule de café
Autoria: Luís Camargo
Editora: Ática - Ano: 2000

Café
Autoria: Jane Pettigrew
Editora: Nobel - Ano: 1999

Café - Histórico, Negócios e Elite
Autoria: Maria Dilecta Grieg
Editora: Olho D'água - Ano: 2000

Café e ferrovias
Autoria: Odilon Nogueira de Matos
Editora: Pontes

Café e modernização
Autoria: Tânia Regina de Luca
Editora: Atual Editora

Café em Ouro Fino (MG)
Autoria: José Peres Romero
Editora: Ceres - Ano: 2000

Do café à indústria: uma cidade e seu tempo
Autoria: Ulysses C. Semeghini
Editora: Unicamp - Ano: 1991

Imigrantes para o café
Autoria: Thomas H. Holloway
Editora: Paz e Terra - Ano: 1984

Império do café - A grande lavoura no Brasil - 1850 a 1890
Autoria: Ana Luiza Martins
Editora: Atual Editora - Ano: 1990

O trabalho nas fazendas de café
Autoria: Ana Luiza Martins
Editora: Atual Editora - Ano: 1994

O Visconde de Guaratinguetá: um fazendeiro de café no Vale do Paraíba
Autoria: Carlos Eugênio Marcondes de Moura
Editora: Studio Nobel - Ano: 2002

Sua majestade o Café
Autoria: Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares Gancho
Editora: Moderna - Ano: 1992

AGRONOMIA

Café PAM - Programa de Adubação Molecular
Autoria: José Peres Romero e João Carlos Peres Romero
Editora: Ceres - Ano: 2000

História do café no Brasil
Autoria: Euripedes Malavolta
Editora: Ceres - Ano: 2000

CULINÁRIA

Café - as originais receitas
Autoria: Gina Steer
Editora: Marco Zero Editora - Ano: 1998

Cozinha completa: Café
Autoria: Helene Siegel e Karen Gillingham
Editora: Saraiva - Ano: 1997

O guia do café
Autoria: Jon Thorn
Editora: Livros e Livros - Ano: 1998

ECONOMIA

A economia cafeeira
Autoria: José Roberto do Amaral Lapa
Editora: Brasiliense

A racionalidade econômica da regulamentação do mercado brasileiro de café
Autoria: Maria Sylvia M. Saes
Editora: Annablume - Ano: 1997

O convênio do café de 1976
Autoria: Celso Lafer
Editora: Perspectiva - Ano: 1979

OUTROS CONCEITOS

Cafés da Europa - Guia Café Creme 2001/2002
Autoria: Roy Ackerman
Editora: Estampa - Ano: 2002

Fazendas: solares da região cafeeira do Brasil Imperial
Autoria: Nova Fronteira (ED.)
Editora: Nova Fronteira - Ano: 1987

Manual Enciclopédico do Café
Autoria: Christine McFadden, Catherine Atkinson e Mary Banks
Editora: Estampa - Ano: 2000

Nas terras do rei Café
Autoria: Francisco Marins
Editora: Melhoramentos - Ano: 1990

O prazer e a excelência de uma xícara de café expresso
Autoria: Celso Luís Rodrigues Vegro
Editora: Ceres - Ano: 2002